Local onde Vasco foi fundado recebe nome do 1º presidente negro do clube: Centro Cultural Cândido José de Araújo
Sexta-feira, 25/09/2020 - 11:43
Reformado por torcedores vascaínos, o local onde o Vasco da Gama foi fundado em 1898 será batizado em homenagem ao primeiro presidente negro da história do clube. Em enquete promovida na internet pelo grupo "Guardiões da Colina', o imóvel histórico vai se chamar "Centro Cultural Cândido José de Araújo".

Cândido presidiu o Vasco por dois anos, de agosto de 1904 a agosto de 1906. Durante o seu mandato, o clube conquistou seu primeiro título, o Campeonato do Rio de Janeiro de Remo, em 24 de setembro de 1905. Vitória que completou 115 anos nesta quinta-feira. E, antes de ser eleito presidente, foi reconhecido por sua dedicação à agremiação, tendo papel relevante para aumentar o número de sócios.

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898 no imóvel localizado atualmente na Rua Sacadura Cabral 345, no bairro da Saúde, região central do Rio. O local estava disponível para locação no início deste ano - e prestes a se tornar uma lotérica - quando um grupo de torcedores vascaínos se mobilizou e conseguiu arrecadar o valor suficiente para alugar o espaço.

No momento, o local está em reforma para abrigar o centro cultural, onde serão realizados eventos voltados para a preservação da história do clube, como exposições.

Na enquete, a opção em homenagem Cândido José de Araújo recebeu 53,2% dos votos, superando as alternativas "Centro Cultural Vasco da Gama" (26,9%), "Sede de Fundação CRVG" (10,4%) e Casa 21 de agosto (9,4%).

- Ele é um símbolo da luta do Vasco pela igualdade racial. Desde seus primeiros anos, o Vasco já se preocupava com a causa da inclusão. Além disso, ele tem a importância esportiva por ter sido o presidente quando o Vasco venceu seus primeiros títulos no remo - afirma Paulo Pires, integrante do grupo "Guardiões da Colina" e curador de exposições que serão realizadas no local.



Fonte: Blog Memória E.C. - ge