Estado, Prefeitura e FFERJ aprovam protocolo de retorno do público aos estádios, mesmo sem aval da CBF
Quinta-feira, 24/09/2020 - 21:02
Enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inaugurou nesta quinta-feira o debate com os clubes e ainda não indicou harmonia entre suas federações pela volta do público aos estádios, no Rio, tudo caminha para o retorno de parte da torcida em outubro.

Depois de o governo do estado do Rio seguir a Prefeitura e confirmar em decreto, nesta quarta-feira, a permissão para a presença de até 30% do público, autoridades se reuniram na tarde desta quinta-feira e já aprovaram os primeiros protocolos para os jogos no Maracanã, com participação da Federação de Futebol do Rio.

A CBF, que era esperada mais uma vez, não mandou representantes ao encontro presencial ocorrido no Riocentro, Zona Oeste do Rio.

A data segue prevista para o dia 4 de outubro, com Flamengo e Athletico-PR. A Prefeitura do Rio, que já havia indicado a permissão, apresentou o seu protocolo de trabalho através da secretaria de saúde do município. A secretaria estadual de saúde também foi na mesma linha. Com direito a projeção em telão.

O consórcio Maracanã, gerido por Flamengo e Fluminense, também colocou em análise a estratégia para a volta do público ao estádio. As medidas foram debatidas, com presença do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, o Bepe, da Polícia Militar, e outros órgãos, como Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

A participação mais cautelosa foi do Ministerio Público, que apoiou os protocolos apresentados, mas ponderou se a melhor data seria o começo do mês de outubro. Ou mais adiante.

O Ministério do Esporte também deu aval para o avanço da implementação das medidas, após participação do secretário de Futebol, Ronaldo Lima, e de Marcelo Magalhães, secretário de Esportes. Novos encontros vão acontecer nas próximas semanas para alinhar o planejamento.

Fonte: O Globo Online