Fernando Gonçalves, diretor da Eleja Online, a empresa que gerencia a votação na Assembleia Geral Extraordinária do Vasco, neste domingo, revelou uma série de ataques de hackers ao sistema eletrônico. De acordo com ele, o pico de ações de robôs registrou 100 tentativas por minuto e nenhuma teve sucesso.
Os ataque começaram quando o endereço do site foi revelado. Porém, neste domingo, a partir das 9h aumentaram.
- Tentativas de ataques ocorrem a toda hora, é algo normal. Em todas as eleições que fizemos, tivemos esse registro. Na do Vasco, sim, está tendo bastante tentativa. Mas a empresa tem 25 anos de serviços, investe muito na segurança. Faz tempo que temos sucesso no combate - disse, para completar:
- São tentativas feitas por robôs, algo em torno de 100 por minuto. Conseguimos bloquear e evitar a invasão. Desde que se divulgou o endereço da votação, as tentativas começaram. Hoje elas aumentaram.
A votação por parte do associado, que tem de aprovar ou não a eleição direta para presidente, termina às 22h. O resultado tem previsão de ser divulgado às 23h. Segundo a assessoria do presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa, a empresa Oski Gestão & Estratégia foi contratada para fazer a auditoria externa da votação.
- Nosso sistema, além de seguro, sempre é auditado. Como exemplo, fizemos recentemente a eleição da Firjan, que tinha um cenário de disputa política parecido ao do Vasco. Cada representante quis ter a sua auditoria. Passamos por todos os crivos - completou Fernando Gonçalves.
Fonte: ge