Marcada para começar às 9h, votação online da AGE iniciou sem a participação de outros membros da mesa diretora
Domingo, 30/08/2020 - 14:02
Marcada para começar às 9h, a votação online da Assembleia Geral Extraordinária das diretas iniciou sem a participação de outros membros da mesa diretora. O presidente da Assembleia Geral Extraordinária, Faues Cherene Jassus, o Mussa, abriu a reunião da mesa de trabalho com os secretários João Riche e Ricardo Figueiredo. Mas os demais membros, em protesto - confira a nota conjunta mais abaixo -, não acessaram o link virtual e não compareceram à mesa.

O resultado da votação será divulgado às 23h, informou Mussa, que contratou e pagou os serviços da Eleja Online, um dos motivos de protestos do presidente do clube Alexandre Campello. A votação online está cercada de ações judiciais e de acusações lado a lado.

Além de Mussa e dos secretários, fazem parte da mesa diretora de trabalhos:

- vice-presidente da Assembleia Geral, Alcides Martins
- presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro
- vice-presidente do Conselho Deliberativo, Sergio Romay
- presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói
- vice do Conselho de Beneméritos, José Luis Moreira, atual vice de futebol do clube.

No fim do sábado, uma decisão no plantão judiciário suspendeu os efeitos do resultado da Assembleia Geral Extraordinária. O que será analisado pelo relator competente no judiciário. A eleição vascaína está prevista, de acordo com o estatuto, para primeira quinzena de novembro.

Nas redes sociais, sócios vascaínos relataram experiência do voto online. Cada um recebeu senha por e-mail ou SMS e acessou link no site https://assembleiavasco.elejaonline.com/. Contam que a votação foi rápida, relata a maioria, que publica nas redes sociais o comprovante da votação.

O ge acompanha a votação online e vai publicar o resultado no fim da apuração. Entre os relatos, um torcedor diz não ter conseguido retorno da Eleja Online.



Como o sócio vota?

Faués Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral, enviou comunicado para sócios e distribuiu instruções sobre a votação por meio de mídias sociais. Confira a nota:

"Venho informar, mais uma vez e dando sequência ao compromisso com a transparência e a democracia, como vai ocorrer o processo eleitoral da Assembleia Geral Extraordinária na plataforma digital.

A votação vai acontecer amanhã, dia 30/08, domingo, das 9:00 até 22:00.

Todo o sócio que se cadastrou e que está apto a votar - conforme a lista oficial divulgada - vai receber uma senha única, pessoal e intransferível para acessar o sistema, através de um SMS e um e-mail, ambos cadastrados na plataforma no período determinado.

Caso o eleitor tenha perdido sua senha, no próprio site da votação, deve entrar em "recuperar senha" e seguir as instruções da plataforma. O sócio votante, com seu CPF (login) e senha recebida, deve acessar o ambiente de votação em https://assembleiavasco.elejaonline.com .

No ambiente de votação, o sócio vai "entrar na votação" e clicar em "VOTE AQUI". O sócio deve responder a seguinte pergunta: Você é a favor da alteração estatutária das ELEIÇÕES DIRETAS para Presidente do Vasco?

O sócio, no ambiente de votação, vai escolher entre as seguintes opções:

- Sou a favor das eleições diretas
- Sou contra as eleições diretas
- Em branco - me abstenho de votar

Com a opção marcada, o sistema de votação vai solicitar uma confirmação. Ao final, o eleitor receberá, na tela, o comprovante que pode ser impresso ou enviado para o e-mail cadastrado. Caso o sócio não receba o e-mail solicitado com o comprovante, sugiro entrar novamente no site, com login e a senha, e imprima o comprovante.

De 9:00 até às 18:00, estará a disposição dos sócios votantes o telefone 0800-9413003 para quaisquer dúvidas que possam existir sobre a plataforma.

O texto com a redação a ser dada ao estatuto do Club de Regatas Vasco da Gama visando formalizar as eleições direitas para a diretoria administrativa encontra-se em "MENU>DOCUMENTOS".

O sócio que deseja realizar algum protesto em relação ao voto deve encaminhar sua defesa para: age.crvg@gmail.com .

Após o encerramento do período de votação - dia 30/08, às 22:00 - a apuração será realizada e o resultado divulgado às 23:00 do dia 30/08.

Vascaínos, gostaria de lembrar que a lista de sócios aptos a votar nesta Assembleia Geral Extraordinária não é a lista que será usada na Assembleia Geral Ordinária (eleição para Presidente). É importante que o sócio se mantenha em dia com suas obrigações financeiras e estatutárias para ter direito ao voto em novembro."

A nota de protesto dos demais poderes

Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, Sílvio Godói, presidente do Conselho de Beneméritos, Edmilson Valentim, presidente do Conselho Fiscal, e Rafael Landa, membro titular do Conselho Fiscal e membro da Junta Recursiva, emitiram a seguinte nota:

"Uma AGE Irregular e Ilegítima

Em decisão prolatada neste sábado (29/08), o Desembargador André Ribeiro, SUSPENDE OS EFEITOS da Assembleia Geral convocada para este domingo (30), diante das inúmeras irregularidades que a maculam (não cumprimento do regimento interno da AGE, desrespeito do prazo legal de convocação, entre outras).

A aspiração das eleições diretas para a presidência da Diretoria Administrativa foi acolhida de forma unânime pelo Conselho Deliberativo, no bojo de uma reforma mais ampla que moderniza o estatuto vascaíno.

Todas as correntes políticas presentes no Conselho Deliberativo participaram deste esforço e a imensa maioria das inovações foi aprovada por consenso.

As críticas pontuais que possam existir em relação à reforma poderiam facilmente ser encaminhadas na nova gestão que assumirá em janeiro de 2021.

Assim, estava dada, sem qualquer problema ou contencioso, a consagração das eleições diretas já para a próxima eleição.

Ocorre que, por interesses eleitorais e não institucionais, determinados grupos resolveram que a conquista das diretas, desta forma consensual, representaria uma perda de bandeira política.

Em função disso, levaram à justiça comum o que já estava resolvido internamente pelos poderes vascaínos, contando, tristemente, com o concurso do presidente da Assembleia Geral.

O presidente da Assembleia Geral atropela às normas estatutárias e o regimento da AGE, no afã de atender o grupo político que apoia.

Consideramos de suma gravidade transformar em mera pantomima a Assembleia Geral, momento maior da democracia vascaína.

Chegaremos ao cúmulo de uma Assembleia Geral irregular onde só participará, da junta que reúne os poderes do Clube, o próprio autor das ilegalidades e violações, que, ancorado em chicanas jurídicas e bajulação de parte das redes sociais, acredita que sairá incólume de sua atitude temerária.

Assim, esclarecemos aos sócios e torcedores que a suposta Assembleia Geral Extraordinária convocada para este domingo (30/08) carece de legitimidade e regularidade institucionais, e em nada representa o Club de Regatas Vasco da Gama, não passando de mera estratégia oportunista visando colher dados pessoais dos sócios vascaínos com fins de manipulação eleitoral."

Fonte: ge