Historiador diz em programa do Sportv que a história do Vasco deveria ser estudada nas escolas; veja vídeo
Sábado, 22/08/2020 - 05:53
ge @globoesportecom
'A história do Vasco precisa ser estudada nas escolas' 💢

No dia do aniversário do Cruz-Maltino, o jornalista Luiz Antonio Simas ressaltou a importância do clube #RedaçãoSporTV #ge



Fonte: Twitter ge


Transcrição de trechos da entrevista

Veja a transcrição de alguns trechos da entrevista do historiador Luiz Antônio Simas ao Sportv em 21/08/2020, segundo o Lance:

"O Vasco talvez tenha uma das histórias mais lindas do futebol brasileiro e uma história que deveria ser estudada em escola, em colégio. Se a gente discute hoje questões vinculadas ao racismo estrutural, história do Vasco da Gama como a gente estuda a Proclamação da República, a Abolição da Escravidão. Tinha que estudar a história do Vasco, o título de 1923, porque é a grande história do futebol brasileiro."

"Vasco é um patrimônio do Rio de Janeiro, do Brasil e nessa circunstância toda, o Vasco é patrimônio da cultura do mundo. (...) Parabéns ao Vasco, a essa história maravilhosa. Se as crianças brasileiras aprendessem em aulas de história a história do Vasco da Gama eu acho que a gente iria estar em uma situação melhor. O Vasco tem que ser ensinado."

Fonte: NETVASCO


Historiador sobre a história do Vasco: 'Deveria ser estudada nas escolas'

Foi comemorado na última sexta-feira (21) o aniversário de 122 anos do Vasco da Gama. Ao longo da data especial, o Gigante recebeu diversas homenagens de ídolos, ex-jogadores, torcedores,da imprensa, competições, e até de outros clubes.

Na imprensa, o aniversário foi destacado muito pela lembrança da história de inclusão do Vasco, caso do programa Redação SporTV, que teve a participação do historiador Luiz Antônio Simas. Se mostrando encantado, ele destacou a luta histórica do Gigante contra o racismo, no que acredita que precisava ser estudado nas escolas.

- O Vasco talvez tenha a história mais linda do futebol brasileiro, que deveria ser estudada em escola. Se a gente debate, se a gente discute tanto hoje questões vinculadas ao racismo, a história do Vasco, que está aniversariando, é para ser estudada em colégio, como a gente estuda proclamação da república, abolição da escravidão, a gente estuda esse negoço todo, tinha que estudar a história do Vasco, o título de 1923, então é bom ver o vascaíno brincando porque o Vasco é um patrimônio do Rio de Janeiro, do Brasil, e nessa circustância toda, é patrimônio das cultura do mundo. É um barato ver os vascaínos com esse senso de humor, comemorando. Parabéns ao Vasco, com essa história maravilhosa, tinha que estar nas escolas, nos colégios. Se as crianças brasileiras aprendessem na aula de história, a história do Vasco, eu acho que a gente estaria numa situação melhor. O Vasco tem que ser ensinado.

Luiz Antônio Simas diz que história do Vasco deveria ser estudada nas escolas

É realmente uma história encantadora, um orgulho imenso para a massa vascaína. Como diz a própria fase que já virou marca do Clube, se trata da história mais bonita do futebol. Uma luta histórica que ficou marcada com a Resposta Histórica, em 1924, uma carta do presidente José Augusto Prestes, onde se recusou a excluir negros e operários da equipe após solicitação da AMEA.

O Vasco é um patrimônio do futebol e precisa que isso seja sempre lembrado. Uma bela história fora de campo, que logo se tornou gigante dentro também. Com o passar dos anos, marcado pela luta contra o racismo, o Vascão também se notabilizou pelos grandes feitos no futebol e nas mais diversas modalidades esportivas.

Fonte: Vasco Notícias