Relembre como foi a estreia do Vasco nos Brasileiros de 2011 a 2019
Quinta-feira, 13/08/2020 - 12:29
O Vasco estreia nesta quinta-feira no Campeonato Brasileiro. O adversário será o Sport, em São Januário, às 20h, em partida válida pela segunda rodada, já que a primeira foi adiada por conta do Palmeiras, que estava envolvido na final do Paulista. Na década, o Cruz-Maltino costuma começar bem a competição. Foram quatro vitórias, três delas na Colina Histórica. O Esporte News Mundo relembrou os confrontos. Vale lembrar que em 2014 e 2016 o time disputou a Série B.

2011 – Ceará 1 x 3 Vasco

Fora de casa, no Estádio Presidente Vargas, o Vasco estreou com vitória, mesmo atuando com um time alternativo. O Cruz-Maltino estava envolvido na Copa do Brasil e a partida antecedeu o confronto diante do Avaí, na Ressacada. Cléber abriu o placar para o Vozão, mas Bernardo deu a virada ao time marcando dois gols. Jefferson fechou o placar.

Escalação: Fernando Prass; Fagner, Jomar, Douglas (Leandro Chaparro) e Márcio Careca (Ramon); Eduardo Costa, Diego Rosa, Bernardo, Jeferson e Enrico (Max); Élton. Técnico: Ricardo Gomes.



2012 – Vasco 2 x 1 Grêmio

Após a bela temporada de 2011, quando terminou com o vice-campeonato, o Vasco estreou como um dos favoritos ao título e não decepcionou a sua torcida. Fellipe Bastos, titular hoje contra o Sport, abriu o placar. Fernando empatou para o Grêmio, mas Alecsandro deu a vitória ao Cruz-Maltino. Fernando Prass ainda pegou um pênalti.

Escalação: Fernando Prass; Allan, Rodolfo (Rômulo), Renato Silva e Dieyson; Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Carlos Alberto; William Barbio (Juninho Pernambucano) e Kim (Alecsandro). Técnico: Cristóvão Borges



2013 – Vasco 1 x 0 Portuguesa

Com um time bastante modificado e enfraquecido, o Vasco enfrentou a Portuguesa, na estreia do Brasileiro de 2013. O time venceu com o gol solitário do equatoriano Tenório. Apesar de ter começado bem a competição, o Cruz-Maltino acabou rebaixado.

Escalação: Michel Alves; Elsinho, Renato Silva, Luan e Yotun; Sandro Silva, Fellipe Bastos (Abuda), Dakson (Edmilson) e Alisson (Wendel); Éder Luís e Tenório. Técnico: Paulo Autuori



2015 – Vasco 0 x 0 Goiás

Apesar do título carioca, o Vasco iniciou o Brasileiro com muitas dúvidas sobre o futuro, principalmente por ter voltado da Série B com uma campanha irregular. Na estreia, um empate sem gols com o Goiás, dando fortes indícios de que o time sofreria bastante. Acabou novamente rebaixado ao fim da competição.

Escalação: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christianno; Pablo Guiñazú, Serginho (Bernardo) e Julio dos Santos; Rafael Silva (Yago), Gilberto e Dagoberto (Marcinho). Técnico: Doriva



2017 – Palmeiras 4 x 0 Vasco

Novamente de volta à Série A, o Vasco encarou logo de cara o Palmeiras, um dos postulantes ao título do Brasileiro. O time não foi páreo atuando fora de casa e perdeu de 4 a 0. Os gols foram marcados por Jean, Guerra e Borja, que marcou duas vezes. Ao menos o fim da competição foi de alegria para os vascaínos, já que o time se classificou para a Libertadores.

Escalação: Martín Silva; Gilberto (Bruno Gallo), Rafael Marques, Jomar e Henrique; Jean (Paulo Vítor), Douglas Luiz, Pikachu, Nenê e Mateus Vital; Luís Fabiano (Kelvin). Técnico: Milton Mendes



2018 – Vasco 2 x 1 Atlético-MG

Ainda vivo na fase de grupos da Libertadores e se recuperando do vice-campeonato carioca, o Vasco recebeu o Atlético-MG e deu um alento para os torcedores. A vitória, de virada, aconteceu nos acréscimos, com muita emoção. Otero abriu o placar, Wagner empatou e, de pênalti, Pikachu deu a vitória ao Cruz-Maltino.

Escalação: Martín Silva; Rafael Galhardo (Rildo), Paulão, Werley e Henrique; Leandro Desábato; Wellington (Thiago Galhardo), Yago Pikachu, Evander e Wagner; Riascos (Andrés Rios). Técnico: Zé Ricardo



2019 – Athletico PR 4 x 1 Vasco

Após se salvar do rebaixamento na última rodada de 2018, o Vasco iniciou o Brasileiro do ano passado com a missão de mudar a imagem de time que iria brigar para não cair. No entanto, isso não aconteceu e o Cruz-Maltino foi goleado facilmente pelo Furacão. Bruno Guimarães, Marco Rubén, Werley contra e Nikão fizeram para os donos da casa. Bruno César, que diagnosticado com Covid-19, vai desfalcar o Vasco diante do Sport, marcou o gol de honra vascaíno.



Fonte: Esporte News Mundo