Luis Fernandes participou do programa Super Papo Vascaíno; veja como foi
Sexta-feira, 07/08/2020 - 07:12
#PROGRAMA92 - LUÍS FERNANDES, GRANDE BENEMÉRITO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, É O NOSSO CONVIDADO!

O Super Papo Vascaíno recebe o Grande Benemérito Luís Manuel Rebelo Fernandes, candidato à Presidência do Vasco da Gama comentando, entre outros temas, sobre sua plataforma eleitoral, ideias, reforma do estatuto e eleições diretas para a Presidência. #SóVem



Fonte: Youtube Super Papo Vascaíno


✠ Programa Super Papo Vascaíno ✠ #EMCASA @Super_PapoVasco
@FernandesLuis58 : "...ele é um estatuto que tem que ser reformado. Houve duas tentativas anteriores e em ambos os casos a turbulência política não conseguiu fazer com que os trabalhos fossem encerrados. O objetivo é chegar a uma convergência".

@FernandesLuis58 : "há um capítulo de gestão temerária que faz com que responsabilize o gestor, por exemplo. Não aprovar esse estatuto é se perder uma chance. Esse é um trabalho que poderá ser continuado daqui para frente".

@FernandesLuis58 : "É bom dizer que, apesar da reforma, o regime continua Presidencialista!".

@FernandesLuis58 : "a chapa vencedora que elege o Presidente e seus VPs também terá 120 conselheiros,a maioria no CD. Essa experiência que tivemos em 2018 dificilmente irá acontecer novamente. Foi uma circunstância particular. A tendência é termos um clima de maior tranquilidade"

@FernandesLuis58 : "O estatuto atual não oferece segurança para atrair investidores. Com a reforma, criaremos mecanismos para que o Club se torne mais atrativo para novos investidores. Por isso, também, que a reforma é tão importante".

@FernandesLuis58 : "eu não condicionei (as eleições diretas à aprovação da reforma do estatuto) : eu encaminhei a votação. Eu fiz todo um trabalho no Conselho de Beneméritos de convencimento. Na versão original da reforma, não havia a proposta das eleições diretas".

@FernandesLuis58 : "a nossa questão é que, por ser uma questão estruturante, essa questão das eleições diretas não poderiam ser tratadas de forma secundária. O encaminhamento que fiz na reunião foi que começássemos os trabalhos aprovando o tema das eleições diretas".

@FernandesLuis58 : "Por ser um tema mais polêmico, entendi que esse ponto fosse o primeiro a ser votado. Havia dúvidas sobre esse ponto das diretas, mas para minha surpresa, houve decisão unânime quanto a essa aprovação".

@FernandesLuis58 : "O encaminhamento que eu fiz foi para que aprovássemos o tema das eleições diretas como item 1 da reforma do estatuto".

@FernandesLuis58 : "eu não defendo que o Vasco perca o controle da sociedade que se venha a constituir para montar um negócio em um esporte com uma empresa, e sim, o modelo alemão, em que o clube mantém a parte maior societária dessa junção".

@FernandesLuis58 : "O cuidado que tivemos foi o de elaborar uma proposta para que viesse a ser aprovada por quem iria apreciar as propostas. Não havia ambiente para se avançar na questão do dirigente remunerado. Nós podemos continuar avançando para novas melhorias".

@FernandesLuis58 : "O Vasco tem que gerar como solução interna sua um mecanismo para responsabilizar aos maus gestores do Club sem precisar da legislação, que é uma solução de fora para dentro. Se a legislação já diz, por que preservar um estatuto que não diz?"

@FernandesLuis58 : "O novo estatuto introduz mecanismos que disciplinam os gestores do Club e introduz mecanismos de punição aos maus gestores. Reputo esses capítulos que tratam disso como importantíssimos para dar segurança ao Club e aos possíveis investidores".

@FernandesLuis58 : "Eu não entendo como quem participou de todas as reuniões, aprovou a proposta, fez adendo na hora da votação pelos artigos e, agora, faz campanha contra o que ele ajudou a aprovar".

@FernandesLuis58 : "Fiz uma emenda que era para ser introduzida embaixadas para votações em todo o Brasil, mas como exigia maioria qualificada e não mais tinha, não houve como aprovar. Mas essa é uma matéria que eu gostaria de retomar no futuro".

@FernandesLuis58 : "Não foram somente cinco pessoas. Foi feita uma comissão (de nove pessoas). Para elaborar essa proposta, foi entrega um período para quem quisesse apresentar sugestões. A partir disso, foi aberta uma nova proposta. Novas sugestões vieram..."

"...foi sendo adaptado até que pudesse ser levada à apreciação do Conselho Deliberativo onde foram feitas várias emendas. A Assembleia Geral está convocada, agora, para se debater se merece ou não ser aprovada".

@FernandesLuis58 : "A votação que aprovou a ata foi com maioria qualificada. 185 votantes, 124 a favor. A votação da reforma do estatuto é bem complexa, são vários itens a serem votados. É inviável uma votação nominal por conta disso. Somente algumas tiveram que ser nominais..."

"...por conta da complexidade. Eu lamento que quem perdeu na votação procure agora inviabilizar a votação da Assembleia Geral".

@FernandesLuis58 : "Com o novo estatuto, na inscrição da chapa, você tem que ter inscrito na chapa o nome do candidato a Presidente e seus dois VPs. A eleição dos demais poderes foi preservada dentro do Conselho Deliberativo".

"São duas instâncias diferentes : AG e CD. Eu acho que isso expele um pouco a ordem jurídica nacional. O estatuto reflete essa estrutura. Nada impede, com base na proposta do estatuto feita, que o candidato já anuncie na campanha quem ele deseja chamar para compor os poderes".

@FernandesLuis58 : "a adequação que foi feita em 2015, por exemplo, não foi submetida à AG. Essa proposta de adaptação ou adequação nessa proposta de reforma já existe no estatuto atual. O quadro político já está tão fragmentado que as pessoas já enxergam tudo com desconfiança".

"Alteração ou reforma têm que ir para a AG. Esse parágrafo aqui é somente por força de legislação, evitando o trâmite de se convocar somente para isso".

"A função do Presidente do CD é assegurar que todas as vozes fossem ouvidas e respeitadas. Não se exige unanimidade, e sim, diálogo e respeito entre as pessoas. E foi isso que eu fiz enquanto Presidente do CD".

"Não há como enfrentar projetos estruturantes, soluções perante tanta instabilidade. Há de enfrentarmos uma agência de pacificação e unificação. Se conseguimos criar isso, acho que conseguimos criar uma agenda para sermos efetivos para que no mínimo tempo possível..."

"...voltarmos a uma condição de competitividade perante nosso principal rival. Independente do resultado das eleições, eu quero ajudar nesse processo de reconstrução".

"Isso é um desafio que devemos construir. Para ter diálogo, você tem que ter posição, firmeza nas opiniões. O diálogo depende de franqueza, confiança. Vou dar dois exemplos..."

"Numa reunião do Conselho de Beneméritos, houve uma votação por unanimidade em torno de um assunto. Três horas depois da reunião, já tinha um integrante nas mídias sociais contra a proposta que ele votou a favor".

"Outro exemplo é a de um conselheiro que tentou não dar quórum a uma reunião. Precisamos ter franqueza e firmeza em nossas decisões".

@FernandesLuis58 : "O que foi discutido na proposta foi a eleição direta como parte da reforma do estatuto. Eu entendo que deveria ser uma tema só. A dúvida que persiste é que se houve assinaturas suficientes para saber se houve quórum para a convocação das diretas..."

"...pela Nova Reforma Histórica. Eu entendo que isso não foi verificado".

Esses foram os principais pontos de nossa entrevista com o Dr. @FernandesLuis58 , Grande Benemérito do Club!

Muito Obrigado a todos que nos acompanharam!!

Fonte: Twitter Programa Super Papo Vascaíno