Há 70 anos, vascaínos ajudavam a Seleção a obter sua melhor colocação numa Copa do Mundo disputada no Brasil
No dia 16 de julho de 1950, portanto há 70 anos, o Brasil perdia para Uruguai por 2 a 1 no Maracanã e terminava a Copa do Mundo de 1950 em uma (até então) inédita segunda colocação. Essa partida detém até hoje o recorde de maior público da história do futebol: cerca de 200 mil pessoas.
Cinco dos 11 titulares da Seleção e oito dos 22 inscritos na Copa do Mundo eram do Vasco, incluindo o capitão Augusto e o artilheiro da competição, Ademir. O treinador, Flavio Costa, também era vascaíno.
Setenta anos depois, esta continua sendo a melhor colocação do Brasil numa Copa do Mundo disputada em casa. Afinal, na Copa de 2014, a Seleção Brasileira não passou do quarto lugar, com direito a uma vexatória goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, depois da qual alguns jornais reabilitaram o grande "escrete" de 1950 (relembre nas fotos abaixo).
Ficha Técnica
BRASIL 1 X 2 URUGUAI
Data: 16/07/1950 (domingo)
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: George Reader (Inglaterra)
Gols: Friaça (BRA) 2'/2ºT, Schiaffino (URU) 26'/2ºT, Ghiggia (URU) 36'/2ºT
BRASIL: Barbosa*; Augusto* [capitão] e Juvenal; Bauer, Danilo* e Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir*, Jair e Chico*. Técnico: Flavio Costa**.
URUGUAI: Maspoli; Matias Gonzalez e Tejera; Gambetta, Obdulio Varela e Andrade; Ghiggia, Julio Perez, Miguez, Schiaffino e Moran. Técnico: Juan Lopez.
* Jogador do Vasco
** Técnico do Vasco
- Outros jogadores do Vasco incritos na Copa: Alfredo II, Eli e Maneca.
- Friaça e Jair haviam atuado pelo Vasco anteriormente.
- Ademir foi o artilheiro da Copa do Mundo com 9 gols.
Galeria
Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (fotos)