Clubes trabalham com possibilidade de início do Brasileiro em 15 de agosto, afirma jornalista
É cada vez mais forte nos bastidores da CBF a informação de que já há uma data para o início do Campeonato Brasileiro – independentemente da polêmica questão envolvendo a redução do intervalo entre os jogos de futebol de 66 para 48 horas, conforme o Artigo 25 do Regulamento Geral de Competições.
Ainda não é oficial, mas os clubes trabalham com a possibilidade de a bola rolar no final de semana 15/16 de agosto para a disputa dos jogos das Séries A e B.
A projeção é baseada em estudos científicos realizados pela Comissão de Saúde da entidade que reúne 16 médicos, incluindo o chefe Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem.
E eu já havia dito aqui que o relatório enviado a clubes e federações trazia a informação de que o Sistema de Monitoramento de Vírus Respiratório da OMS define como período mais incidente dos casos da Covid-19 o período entre a 20ª e a 30ª Semana Epidemiológica (SE).
E como o país inicia hoje sua Brasil inicia hoje sua 25ª SE, a conta é de que a 30ª SE será completada no dia 2 de agosto – saindo, portanto, do período crítico de seu ciclo epidemiológico.
A partir de então, os clubes teriam duas semanas de treinos até a rodada de abertura.
O mês de julho ficaria reservado para a disputa das seis rodadas (número máximo) que completariam os Estaduais por todo país, respeitando os acordos estabelecidos com seus respectivos órgãos municipais de saúde.
No caso do Rio de Janeiro, a data de retomada do Estadual deve sair na reunião do Conselho Arbitral realizada nesta segunda-feira (15), na sede da Ferj.
Há quem esteja forçando a barra para que a retomada da competição ocorra ainda em junho, provavelmente no último final do mês - 27/28.
Mais tardar nos dias 4 e 5 de julho.
Levando em consideração as datas disponíveis, melhor mesmo seria ter a data do dia 12 – daqui a quase um mês.
Mas, cobrar bom senso dessa gente já seroa pedir demais...
Fonte: Blog Futebol, Coisa & Tal - Extra Online