Vasco de 1997 supera o de 2000 em enquete do GloboEsporte.com sobre maior campeão brasileiro da história
Terça-feira, 19/05/2020 - 14:56
A primeira fase deixou alguns gigantes pelo caminho, derrotados nas enquetes. Agora são 16 times na disputa pelo título de maior campeão brasileiro da história. A escolha novamente está nas suas mãos, e os oito vencedores das votações desta terça avançam para as quartas de final.



+ Veja todos os resultados da primeira fase

Quando sai o campeão?

Para refrescar a memória, a disputa começou com 32 times em mata-mata, e quem vencer a enquete de cada confronto avança. Depois das oitavas de final, com votações abertas até as 20h desta terça, as quartas serão na quarta-feira, e assim vai até a finalíssima de sexta-feira. O campeão sai no sábado.

Como foram definidos os times?

Cada clube campeão brasileiro possuía um ou dois representantes entre os 32 da primeira fase. As exceções foram os maiores campeões - Palmeiras, Santos e Corinthians -, que tinham três equipes cada na chave. Para desempatar entre Corinthians e Flamengo, foi utilizada a decisão do STF que prevê o Sport como o campeão de 1987.

Os clubes que foram campeões uma vez tinham uma equipe entre os 32. Quem ganhou a taça duas vezes tinha dois. Os representantes dos clubes que venceram três ou mais Brasileiros foram escolhidos em enquetes na semana passada.

Como é a dinâmica?

Na primeira fase, as equipes com mais de um título brasileiro se enfrentaram. Assim, nas quartas de final obrigatoriamente só haverá um representante de cada clube.

A responsabilidade é sua mais uma vez. Qual é o melhor campeão brasileiro de todos os tempos?

INTERNACIONAL 1979 X VASCO 1997

Um confronto de recordes. Do lado do Inter de Falcão, o único time campeão invicto desde que a principal competição nacional ganhou o nome de Campeonato Brasileiro, em 1971. No Vasco, a impressionante marca de 29 gols de Edmundo, que só foi batida quando o torneio passou a ser disputado por pontos corridos, com mais jogos para cada equipe. Em comum, mesmo com 18 anos de diferença, a presença de Mauro Galvão na zaga.

1979
Campanha - 16 vitórias, sete empates e nenhuma derrota
Escalação - Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Jair e Falcão; Valdomiro, Bira e Mário Sérgio

1997
Campanha - 21 vitórias, sete empates e cinco derrotas
Escalação - Carlos Germano, Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho Pernambucano e Ramon; Edmundo e Evair



Fonte: GloboEsporte.com