GloboEsporte.com abre enquete sobre o melhor campeão brasileiro da história; Vasco de 1997 e 2000 são candidatos
De 1959 a 2019, verdadeiros esquadrões levantaram a taça do Brasileirão, que teve diferentes nomes e troféus ao longo do período. A partir desta segunda-feira, o GloboEsporte.com quer saber qual é o melhor campeão brasileiro de todos os tempos. E quem decide o vencedor é você.
Quando sai o campeão?
São 32 times em mata-mata, e quem vencer a enquete de cada confronto avança. Depois da primeira fase, com enquetes abertas até as 20h desta segunda, as oitavas de final serão realizadas na terça-feira, as quartas na quarta-feira e assim vai até a finalíssima de sexta-feira. O campeão sai no sábado.
Como foram definidos os 32 times?
Cada clube campeão brasileiro possui um ou dois representantes entre os 32. As exceções são os maiores campeões - Palmeiras, Santos e Corinthians -, que têm três equipes cada na chave. Para desempatar entre Corinthians e Flamengo, foi utilizada a decisão do STF que prevê o Sport como o campeão de 1987.
Os clubes que foram campeões uma vez têm uma equipe entre os 32. Quem ganhou a taça duas vezes tem dois. Os representantes dos clubes que venceram três ou mais Brasileiros foram escolhidos em enquetes na semana passada.
Como é a dinâmica da primeira fase?
Definidos os times, a dinâmica é a seguinte: na primeira fase, as equipes com mais de um título brasileiro se enfrentam. Assim, nas quartas de final obrigatoriamente só haverá um representante de cada clube.
Agora a responsabilidade é sua. Qual é o melhor campeão brasileiro de todos os tempos?
VASCO 1997 X VASCO 2000
Um dos duelos mais equilibrados da primeira fase coloca frente a frente times marcantes. O ano inesquecível de Edmundo de um lado, a temporada de mais de 70 gols de Romário do outro. Apesar de apenas três anos de diferença, houve muitas mudanças, e apenas Juninho, Nasa e Odvan eram titulares das duas equipes. Quem leva a melhor?
1997
Campanha - 21 vitórias, sete empates e cinco derrotas
Escalação - Carlos Germano, Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho Pernambucano e Ramon; Edmundo e Evair
2000
Campanha - 15 vitórias, nove empates e oito derrotas
Escalação - Helton, Clebson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa, Jorginho, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller e Romário
Fonte: GloboEsporte.com