Clubes aceitam proposta da TV Globo e repasses de abril a junho serão reduzidos
Sexta-feira, 01/05/2020 - 12:30
Sem conseguir êxito em sucessivas reuniões por videoconferências, os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro aceitaram a redução de até 70% no repasse feito pela Globo nos meses de abril, maio e junho. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo. O máximo de sucesso que tiveram foi fazer com que a emissora reduza 60% em abril, não mais 70%, como ocorrerá em maio e junho.
Os clubes se viram meio que obrigados a aceitar os termos da emissora por conta do aperto financeiro em que se encontram, com a paralisação das atividades diante da pandemia da Covid-19, e o receio de a Globo ir à Justiça para suspender o contrato até que o certame comece, algo que ainda não tem data para acontecer.
De abril a junho deste ano, as 20 equipes que estarão na elite do país deveriam receber R$ 1,5 milhão cada uma por mês, pelos direitos de exibição das partidas em TV aberta.
Em nota a Globo se pronunciou sobre o assunto.
Desde a suspensão das competições, a Globo tem analisado de perto todos os impactos da pandemia no ecossistema do futebol e se debruçado sobre possíveis alternativas para superarmos esta crise. Assim, desenvolvemos um novo cronograma de pagamentos para 2020, que abrange os clubes com os quais temos acordos para a Série A; à CBF, referente aos acordos da Série B e da Copa do Brasil; e às Federações com as quais temos contrato para a transmissão de Estaduais. O cronograma de repasse da receita do Premiere para os Clubes da Série A se mantém inalterado até que o novo calendário seja confirmado.
Esse movimento reflete um esforço da Globo na tentativa de contribuir com o futebol durante os meses de crise, ainda sem conhecimento pleno dos impactos da pandemia nas nossas atividades, que podem gerar a necessidade de novos ajustes. É um cenário extremamente desafiador e com impactos importantes para todos. Somos otimistas e acreditamos na retomada do nosso futebol em breve, desde que com segurança para todos, não só pelo conteúdo que ele gera ao público em todas as plataformas, mas pela alegria e emoção que representa em um momento tão difícil para o Brasil."
Fonte: Esporte e Mídia