Vasco divulgará quantidade de associados por estados e cidades em maio; diretor destaca importância da renovação dos planos
As doações para a construção de São Januário, a tomada do Morumbi na final do Brasileiro de 1989 e a associação em massa ao final de 2019. Exemplos no passado, inspiração para o presente. A força da torcida em surpreender quem duvida e em ajudar o clube é um dos pontos da confiança da direção em um momento crucial no que diz respeito ao programa de sócios: a renovação de cerca de 150 mil títulos em maio.
Depois de apresentar as regras para o associado escolher como continuar vinculado, em transmissão feita na Vasco TV na semana passada, o clube prepara o lançamento de outra novidade. Trata-se do Raio-X dos Sócios, que apresentará números por estados e cidades e poderá embasar ações de fidelização e engajamento no programa que se tornou o maior da América Latina.
Foi neste sentido que o GloboEsporte.com conversou com Eduardo Sá, diretor do Sócio Gigante. Por telefone, o dirigente antecipou alguns números (veja gráficos), enfatizou a necessidade de transparência nos dados e na destinação dos recursos obtidos e pregou uma espécie de mantra para explicar a importância da renovação dos planos: o torcedor tem de ser visto e tratado como o que chamou de pedra fundamental do clube.
- Dentro do universo de torcedores, você tem diversos grupos, como por exemplo: o que só quer ir ao jogo, o que deseja ajudar para ter time forte no futuro, o consciente da necessidade de reestruturação do clube, o que está afastado e o que não consome nada além das partidas. Então, mais do que nunca, o nosso programa de sócios não tem como preocupação isolada a renovação em si, mas mostrar ao associado que ele é pedra fundamental no futuro do clube. Ele tem de sentir parte do processo de melhora do Vasco - disse Eduardo Sá.
Por isso, ao planejar as opções de renovação, o Vasco decidiu manter parte do desconto, destinar recursos às categorias de base e manter acessa a chama do caráter social do clube com doações a instituições de caridade. Tudo em meio à pandemia do novo coronavírus.
Espírito Santo lidera lista do "off Rio"
No auge da associação em massa, ao final do ano passado, turbinada pelo desconto de 50% no preço da mensalidade, o Vasco alcançou quase 190 mil sócios. Atualmente, após quedas sucessivas no começo de 2020, o número é de 176 mil. E cerca de 40% do montante está fora do estado do Rio de Janeiro. Com 9 mil, o Espírito Santos lidera a lista do Top 5.
- A ideia é, além de dar visibilidade, poder ter dados para a tomada de decisão. Podemos produzir conteúdo específico a cada estado e estimular brincadeiras saudáveis para ver qual terá mais associações. Dar publicidade a isso é ainda uma maneira de agradecer a associação e permitir que o sócio capixaba, por exemplo, sinta orgulho ao ver que ajudou o seu Estado a ter o maior número fora do Rio - completou Eduardo Sá, que afirmou ainda ter a previsão de maio para o lançamento do raio-x no site do Sócio Gigante.
A escolha de praças para mandar jogos fora do Rio, claro, é outra situação que levará em conta o número de associados. Mas trata-se de uma situação com necessidade de alinhar outras áreas do clube, como o futebol e o financeiro, e carece de acordo com o adversário.
Desconto nas renovações
Atualmente, a receita gerada pelos associados do Vasco é de R$ 4 milhões por mês. O desconto de quem se associou no Black Friday de 2019 (cerca de 150 mil pessoas) começará a terminar em 24 de maio. Por isso, o clube deu quatro opções de renovação, duas delas com meses grátis, ou seja, manutenção de preço promocional. Elas estarão disponíveis a partir de 4 de maio:
- Renovar por seis meses.
- Renovar por seis meses com extensão de dois meses grátis (período sem jogos por causa da Covid-19).
- Renovar por um ano.
- Renovar por um ano com extensão de três meses grátis (período sem jogos por causa da Covid-19).
- Cada plano tem o seu propósito. É claro que, como o país é grande e o povo brasileiro é heterogêneo, cada vascaíno tem a sua condição de ajudar o clube. Por isso, deixamos ele decidir como fazer isso. São quatro opções. E, com a transparência, o torcedor saberá para onde vai o dinheiro. Cada vascaíno tem de ser protagonista nesse processo e entendemos as dificuldades do momento em que vivemos - acrescentou Eduardo Sá.
Em crise financeira, com constante atraso salarial, o Vasco tem no associado uma certeza de receita. Por isso, tenta manter o maior número possível de matrículas ativas. Sabe, ao mesmo tempo, que, por conta da Covid-19 e a consequente suspensão de jogos e retração da economia, sofrerá, como outros clubes e todos os serviços de assinaturas, cancelamentos.
Financiamento da base, doações e extra no "Camisas Negras"
As opções de renovação estarão disponíveis a todos os associados - não somente a quem aderiu ao programa na promoção. A partir de junho, o valor arrecado pelo plano "De Norte a Sul" (destinado a quem não mora no Rio) será totalmente direcionado a financiar as categorias de base. A atual mensalidade custa a R$ 14,98, e o cadastro indica que há 30 mil associados nessa modalidade. Uma arrecadação de aproximadamente R$ 450 mil por mês.
- Vamos dar transparência com o que foi feito com o dinheiro com a primeira divulgação em dezembro. O torcedor será o nosso padrinho da base. Ele nos ajudará a formar mais jogadores - afirmou Eduardo Sá.
O Vasco anunciou ainda que 20% do arrecadado anualmente com a modalidade "Camisas Negras" (a opção popular) será doado a uma instituição social, cujo nome ainda não foi revelado. Em 2019, o valor total chegou a R$ 110 mil - a mensalidade é de R$ 7,98. Mas há outra novidade.
- Muitos nos procuram e perguntam: já sou sócio, mas quero ajudar mais. Então, todos os sócios terão a opção de ter um ou mais planos do "Camisas Negras". Ou seja: ele vai ajudar o Vasco e instituições de caridade - finalizou o diretor.
Fonte: GloboEsporte.com