Seguindo o cronograma de evolução das obras do NossoCT, a empresa Greenlaf iniciou a construção dos campos no mês de março. A primeira etapa foi marcada pelo estudo e marcação dos caimentos do campo. Em seguida, a empresa iniciou a construção das valas de drenagem e, nesta semana, a colocação dos filtros de drenagem.
Segundo Pedro Seixas, vice-presidente de obras e engenharia, a construção de um campo de futebol não envolve apenas o plantio da grama. Antes disso se faz necessária uma série de serviços e etapas de preparação da infraestrutura do gramado que são fundamentais para qualidade final e durabilidade do campo.
"No final de março, quando anunciamos o serviço da execução dos campos, foi curioso porque várias pessoas começaram a perguntar: ‘Cadê o gramado? Quando começa aparecer o verdinho da grama?' E na verdade nos temos todo um trabalho preliminar, começando pelo nivelamento da camada de base e execução dos caimentos.", destacou Seixas.
O vice-presidente ainda ressaltou a importância da execução dos caimentos, os quais serão repetidos das camadas iniciais na base até a camada final do gramado.
Além dos caimentos, parte importante da construção dos campos é a correta implementação do sistema de drenagem, o qual dará a qualidade do escoamento da água em caso de chuva, garantido a condição ideal de crescimento saudável do gramado para que tenha resistência, qualidade e uniformidade, fatores essenciais para a qualidade final do campo em termos de durabilidade e as condições de uso para os treinamentos.
"Esse sistema de drenagem tem vários componentes desde os tubos da tabulação por onde a água escoa e é conduzido ao desague do destino final. E claro, também levando em consideração o projeto de reaproveitamento dessa água por uma questão de eficiência do recurso da água, não só pela economia, mas pelos recursos naturais", disse Seixas.
O sistema de drenagem é composto por tubos de drenagens e camadas drenantes, que ficam entre os tubos e a superfície de grama. Essas camadas são construídas em valas e também em um colchão de brita, os quais serão completados por cima com areia e, por final, o material que vai receber a grama.
"A grama pode ser plantada através de sementes tufos ou tapetes. O que vai determinar o que vamos adotar no final é a evolução dessas próximas etapas pra que tudo fique dentro do cronograma previsto e programado", finaliza Pedro Seixas.
O Vasco segue contando com o seu apoio, torcedor, por meio de contribuições para a terceira etapa da campanha através do site da Kickante ( www.vasco.com.br/ct ) e por meio da abertura da sua conta gratuita no Meu Vasco BMG ( www.meuvascobmg.com.br ). Até o momento já foram arrecadados mais de R$4,8 milhões em doações.
Fonte: Nosso CT