Compare a escalação do Vasco atual com a de 10 anos atrás
Segunda-feira, 20/04/2020 - 13:24
Campeão da Série B, em 2009, o Vasco iniciou a temporada 2010 repleto de otimismo. No fim das contas, o ano acabou sendo tranquilo para o Cruzmaltino, que não sofreu contra o rebaixamento, como vinha sendo comum na oportunidade. Por outro lado, também não lutou pelas primeiras posições.

No Carioca aplicou uma goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo de Loco Abreu, que acabou levando a competição. Na Copa do Brasil, o time avançou até as quartas de final e foi eliminado pelo Vitória. Já no Brasileiro, o Vasco ficou com a 11ª posição, portanto, no meio da tabela.

O Vasco iniciou a temporada com um time e trocou de peças com os jogos em andamento. Em uma mescla com os atletas que tiveram mais jogos e alguma importância a escalação da época ficou com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Titi e Ramon; Nilton, Souza, Philippe Coutinho e Felipe (Carlos Alberto); Eder Luís (Zé Roberto) e Dodô (Elton).

Abel Braga foi demitido momentos antes da paralisação do futebol e o Vasco ideal dele era Fernando Miguel; Yaho Pikachu, Werley, Leandro Castán e Henrique; Andrey Marcos Jr e Raul; Marrony, Thalles Magno e German Cano.

Em 2010, o Vasco teve uma temporada irregular e teve quatro treinadores: Vagner Mancini, Gaúcho, Celso Roth e Paulo Cesar Gusmão. O grande destaque era o sistema defensivo, que contava com a confiança de todos eles. Fernando Prass, Fagner, Dedé e Titi eram titulares absolutos. A lateral esquerda era um problema e houve grande rodízio.

O meio também teve muitas mexidas. Carlos Alberto e Philippe Coutinho iniciaram como titulares. O primeiro perdeu a posição para Felipe, que havia acabado de voltar ao clube, enquanto o segundo foi vendido para a Inter de Milão.

No ataque, Dodô foi o artilheiro do Vasco na temporada, mesmo deixando a equipe em junho, já que o clube passava por grave crise financeira e tinha que reduzir a folha salarial. Elton chegou no segundo semestre e deu conta do recado, com nove gols.



Fonte: UOL