Saiba mais sobre José Morais, técnico português especulado no Vasco que foi auxiliar de José Mourinho
Após a saída de Abel Braga, o empresário brasileiro Pierre Fernandes ofereceu diretamente ao presidente Alexandre Campello, do Vasco da Gama, o nome de José Morais, treinador do Jeonbuk, da Coréia do Sul, atual campeão nacional. A informação divulgada pela Rádio Tupi foi confirmada pela ESPN com pessoas próximas ao técnico.
A reportagema apurou que o agente deseja que colocar Morais no mercado brasileiro em uma grande equipe. Caso seja aprovado pela direção vascaína, o técnico ponderaria as possibilidades futuras.
Nascido em Angola, José Manuel Ferreira de Morais fez carreira como jogador em Portugal. Depois, passou a ser trabalhar das categorias de base do Benfica e virou treinador da equipe B. Foi assistente no time principal do técnico alemão Jupp Heynckes e de José Mourinho, no começo dos anos 2000.
"A partir daí, minha carreira progrediu. Como um dos auxiliares eu tinha que analisar os adversários e dava treinos de campo. Me identificava muito com o pensamento do Mourinho eu organizava meu trabalho para que os jogadores estivessem preparados para os jogos. Fazia vídeos, trabalhos gráficos e de análise", explicou à ESPN, em 2019.
Depois, José treinou equipes na Tunísia, Arábia Saudita, Portugal, até voltar a trabalhar como auxiliar técnico de Mourinho - no lugar de André Villas-Boas - na Inter de Milão, em 2009. Ele seguiu o português por Real Madrid e Chelsea.
Neste período, ele dava treinos e fazia todas as funções de campo - incluindo estar no banco de reservas nos jogos - ao lado do "Special One".
Em 2014, retomou a carreira para comandar Antalyaspor, AEK, Barnsley e Karpaty antes de assumir o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul.
No ano passado, ele foi campeão da Liga Coreana.
Fonte: ESPN.com.br