O IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Corinthians, Botafogo, Palmeiras e Grêmio. Os cinco clubes que mais cresceram no período somaram cerca de 1,1 milhão de seguidores, o que corresponde a 75% do total de novas inscrições nas contas oficiais dos 50 maiores clubes durante o mês de fevereiro de 2020.
O Flamengo segue em ritmo de forte crescimento, motivado pelas conquistas do clube no início de 2020. O rubro-negro somou 880 mil inscritos durante o mês de fevereiro, na somatória de suas redes sociais. Este foi o segundo melhor resultado mensal de toda a série histórica (desde julho/16), superado apenas por novembro/19 (1,8 milhão de novos inscritos como efeito da conquista da Libertadores da América de 2019). Com este resultado, a equipe segue quebrando barreiras e atingiu marca inédita de 29,6 milhões de inscrições entre clubes de futebol no Brasil. Outro feito de destaque em fevereiro foi a explosão no volume de inscritos em seu canal no YouTube. A "FLA TV" somou, apenas em fevereiro, mais de meio milhão (520 mil) de novas inscrições, o maior resultado de toda a série histórica entre os clubes brasileiros de futebol e responsável por cerca de 60% de seu resultado mensal.
O Corinthians obteve o segundo maior crescimento do mês entre os clubes nacionais ao agregar 82,5 mil inscritos, no combinado, ao longo de fevereiro. Mesmo sendo o segundo melhor desempenho nacional no período, este volume foi o menor registrado pelo clube paulista nos últimos 13 meses. O crescimento corintiano registrou forte concentração em sua conta oficial no Instagram.
O Botafogo, pelo segundo mês seguido, figura entre os maiores crescimentos mensais entre todos os clubes de futebol no País. As 49,8 mil novas inscrições durante fevereiro geraram o melhor desempenho mensal do clube dos últimos 25 meses (desde dezembro/2017). Cerca de 80% das novas inscrições do clube se concentram no YouTube (21 mil novas inscrições) e no Instagram (18 mil). Inclusive, no último mês o clube registrou o segundo maior crescimento no YouTube e o terceiro no Twitter.
O São Paulo comemorou em fevereiro a marca de 15 milhões de inscrições, no combinado de suas contas oficiais. O tricolor paulista atualmente está isolado na terceira posição do ranking, com mais de 8 milhões de inscrições atrás do rival Corinthians e cerca de 4 milhões de inscritos à frente do rival Palmeiras.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.
Observação técnica:
Red Bull Bragantino e Red Bull Brasil – Segundo nosso critério ambos serão reportados no ranking, pois o Red Bull Bragantino está na Série A de 2020 do Campeonato Brasileiro e o Red Bull Brasil, mesmo sem atuação em divisões nacionais, segue atuando nas divisões de acesso do Campeonato Paulista.
Fonte: Ibope Repucom