Romário Vieira é mais um destaque que inicia sua trajetória de vitórias dentro do Judô Nacional. Fruto da parceria entre a Equipe Umbra e o Colégio Recriando, de Benfica (RJ), o jovem atleta iniciou o Judô nas escolinhas infantis do Colégio e logo se destacou, passando a integrar as equipes de alto rendimento da Equipe Umbra/Vasco da Gama.
"Comecei o Judô lá no Colégio Recriando e sempre me incentivaram a ir às competições. O Recriando apoia o esporte em parceria com a educação, então foi muito proveitoso, porque eu disputava muitos campeonatos pela escola. Nas competições, consegui medalhas e a Sensei Soraya Amorelli me convidou a ingressar na equipe de Alto Rendimento do projeto Umbra, que hoje acontece junto com o Alto Rendimento do Vasco da Gama, então acho que essa parceria é muito boa, pois nas escolinhas tem muitos judocas que podem se tornar grandes atletas", contou o jovem atleta.
Apesar do nome, em homenagem ao grande nome da história do futebol mundial, o jovem não optou pelo Futebol, e sim pelos tatames, onde tem se desenvolvido e conquistando grandes resultados. Apesar da pouca idade, Romário Vieira já coleciona diversos resultados importantes. Medalhas em Campeonatos Brasileiros, participações em Jogos Escolares da Juventude, além de ser Tricampeão Carioca.
"Desde o Sub 13 eu tenho conseguido medalhas em Campeonatos Brasileiros, já fui para os Jogos Escolares da Juventude, que é o Brasileiro estudantil, e também já participei de muitas competições importantes pela minha equipe Umbra/Vasco da Gama. Ano passado, consegui o Tricampeonato Carioca. Os treinamentos têm sido cada dia mais duros, pois para chegar à Seleção Brasileira é preciso muita dedicação. Agora que estou na classe Sub 18, meu objetivo é conseguir disputar o Campeonato Mundial nessa categoria. Minha Sensei Soraya Amorelli me incentiva diariamente e meus companheiros de treino, o Pedro Medeiros, a Bia Comanche e a Luana Carvalho, que já conseguiram ir ao Mundial, sempre me dão dicas, então vou continuar treinando forte para chegar na seleção e disputar um Campeonato Mundial", projetou.
Logo no seu primeiro ano de Sub 18, onde inclusive as regras de competição mudam, tornando necessária a adaptação à nova classe, Romário garantiu a classificação para o Meeting da Base e entrou no processo de Ranqueamento da Confederação Brasileira de Judô na busca pela vaga no Campeonato Mundial Sub 18, seguindo os passos dos companheiros de equipe Luana Carvalho, Beatriz Comanche e Pedro Medeiros.
"O Romário tem muito potencial. Tão novo e já estar entre os principais atletas da categoria em todo o Brasil mostra que o trabalho vem sendo feito com seriedade. Seguimos em frente para melhorar ainda mais os resultados e subir posições dentro do Ranking para chegar à Seleção Brasileira de Base", avaliou a professora Soraya Amorelli.
Romário é mais um jovem talento que surge no cenário competitivo formado no forte trabalho de base da Equipe Umbra/Vasco da Gama e que promete trazer grandes resultados. Por fim, o lutador falou sobre a importância dos treinos diários e revelou que seu grande sonho no Judô é chegar à Seleção Brasileira e conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.
"Acho que para evoluir no esporte, o único segredo é treinar muito. Minha Sensei e Meus pais me incentivam muito também, sempre assistem meus treinos e minhas competições. Meu sonho é chegar à Seleção Brasileira para disputar os Jogos Olímpicos e conseguir a medalha de ouro", concluiu.
Fonte: Revista Tatame