Desenvolve Vasco e Ao Vasco Tudo se posicionam contra a proposta de reforma do estatuto
Quarta-feira, 29/01/2020 - 07:43
Desenvolve Vasco
Amanhã, 29 de janeiro de 2020, o Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama se reúne para tomar duas decisões importantíssimas.
Seguindo o que foi iniciado no dia 04 de dezembro de 2019, concluir a aprovação da Eleição Direta para a Diretoria Administrativa e deliberar sobre a proposta de reforma do estatuto.
De início, a Desenvolve Vasco faz questão de se congratular com todos aqueles que contribuíram para a aprovação da Eleição Direta para a Diretoria Administrativa, anseio da imensa maioria dos Vascaínos e uma verdadeira imposição dos nossos tempos. Com a Eleição Direta, o Vasco caminha em direção a seu sócio e a sua torcida, valorizando uma sinergia que tornará o Clube muito mais forte.
Por tudo isso, foi uma vitória enorme, de todos os Vascaínos, a aprovação por unanimidade na reunião do CD ocorrida no dia 04 de dezembro passado.
Um reconhecimento especial para o movimento intitulado NOVA RESPOSTA HISTÓRICA, ao qual hipotecamos nosso apoio incondicional ainda em seu começo, que teve papel fundamental na aprovação do "Voto Direto", seja trazendo a questão para debate, buscando o engajamento do sócio e também como forma de pressão.
Por outro lado, nem tudo são flores.
Sabemos que o estatuto atual é antigo, conta com mais de 40 (quarenta anos) e está em total desconformidade com os anseios de uma associação moderna e vanguardista da maneira que o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA sempre foi.
Mas não é pelo fato de existir uma necessidade urgente de se reformar o atual estatuto, que contribuiremos para que seja realizada e concluída qualquer reforma.
Assim como a mudança do sistema eleitoral para a escolha da diretoria administrativa, a reforma do estatuto devir ir ao encontro dos anseios da imensa maioria dos Vascaínos e, a nosso sentir, não é isso que ocorre com a proposta apresentada para análise e votação, que, apesar de avançar em alguns poucos pontos, traz inúmeras escolhas controvertidas, que representam inegável retrocesso.
Citaremos alguns pontos de maneira exemplificativa, para justificarmos nossa posição:
1- O aumento dos requisitos para participar da vida política do clube fecha o Vasco para sua torcida, que vem demonstrando um engajamento impressionante desde a última Assembleia Geral Ordinária ocorrida em novembro de 2017;
2- Sobrecarga de poderes na pessoa do Presidente do Conselho Deliberativo, que pode trazer como consequência um conflito permanente com os outros poderes;
3- Formalmente falando, a proposta inclui no estatuto normas que claramente não possuem natureza estatutária, inchando o corpo do estatuto e engessando a evolução do clube, uma vez que toda mudança estatutária precisa de quórum especial e aprovação pela Assembleia Geral;
4- Assembleia Geral esta que é claramente colocada em posição secundária, quando deveria ser exaltada como único poder que retrata a vontade fiel dos donos do clube, já que composta por esses donos, que são os sócios do CRVG;
5- A proposta prevê falta de pagamento como transgressão e consequente causa de punição do sócio inadimplente, mas silencia a respeito de punição para quem frauda eleição, situação evidentemente mais grave;
6- E, como último exemplo, ressaltamos a extinção da categoria Sócio Geral, a qual consideramos um erro gravíssimo, que junto com o aumento dos requisitos para aquisição de direitos políticos, coloca o clube virado de costas para seu maior patrimônio: A TORCIDA, que em última instância é a verdadeira razão de existir do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.
Assim, mantendo a coerência e de forma muito tranquila e ponderada, a DESENVOLVE VASCO manifesta apoio irrestrito à Eleição Direta para a Diretoria Administrativa e se posiciona CONTRA a proposta de reforma do estatuto, que ao nosso sentir é extemporânea e representa um retrocesso para o Vasco.
Finalizando, repetimos a conclusão de nossa nota do dia 04 de dezembro de 2019: "Apesar de todos os obstáculos, acreditamos que a política seja o único caminho possível para a construção de um VASCO mais moderno, transparente e democrático."
Saudações Vascaínas.
Desenvolve Vasco.
Fonte: Facebook Desenvolve Vasco
Ao Vasco Tudo
POSICIONAMENTO OFICIAL.
Iremos conduzir voto na reunião de amanhã para reprovação de toda a proposta apresentada, não acreditamos na capacidade do atual conselho conduzir de maneira satisfatória tal mudança que torne mais atualizado e democrático nosso estatuto.
Dentre tantos pontos, destacamos alguns:
- Obrigatoriedade de indicação de novos beneméritos em caso de diminuição de 150 membros
Benemerência é título honorífico e não político, ha regras para tal honraria, atrelar indicação a composição do CD desqualifica os membros do poder.
O anseio é pela DIMINUIÇÃO dos beneméritos
- Posse do Conselho Fiscal apenas em 1° de maio.
O CF é para analisar contas do CLUBE e não de determinada gestão, prolongar o mandato aumenta a indicação politica para o orgão e pode ocasionar a participação de um conselheiro fiscal fora do CD, caso o mesmo nao seja reeleito.
- Extinção da categoria SÓCIO GERAL.
Mesmo limitando o valor do proprietário atrelado ao salário mínimo, é necessário ter uma categoria com cunho popular, para atender uma demanda que temos e abraçar TODOS os vascaínos, sendo realmente o CLUBE DO POVO.
- Votação por cédulas impressas.
Colocar isso na letra do estatuto ocasiona uma limitação ao voto eletrônico e online, em um clube com mais de 70% do seu torcedor fora do Rio de Janeiro.
Precisamos estar prontos para a modernidade e não amarrados ao arcaico.
Reconhecemos bons pontos em responsabilização, dando maior capacidade de fiscalização e cobrança em caso de gestão temerária, mas a proposta não atinge o anseio do vascaino, de um clube aberto e democrático.
Nao moderniza.
Por isso a condução do voto para reprovação.
#AoVascoTudo
Fonte: Facebook Ao Vasco Tudo