Campeonato Estadual 2020 terá início neste domingo com 3 jogos pela 1ª fase
Domingo, 22/12/2019 - 14:27
A bola vai rolar para a competição mais chamosa do país. Neste domingo (22/12) tem início o Campeonato Carioca. E já começa com o clima quente com 6 equipes disputando a Fase Preliminar, almejando duas vagas na fase principal do certame. São cinco rodadas, onde qualquer jogo é decisivo.
Três jogos movimentam a primeira rodada, todos às 15 horas:
- America x Macaé Esporte, no Giulite Coutinho;
- Nova Iguaçu x Friburguense, no Laranjão;
- Portuguesa x Americano, no Luso-Brasileiro.
Abaixo, um resumo do que esperar de cada equipe da 1ª Fase do Carioca:
America - O Mecão aposta suas fichas no entrosamento da última competição, já que manteve 16 jogadores no elenco que terminou com o vice-campeonato da Série B1. Entre eles, o goleiro Deola, o lateral Wagner Diniz, o capitão e zagueiro Vladimir e o atacante Daniel. Além disso, o time do técnico Ney Barreto contratou 13 novos jogadores, com destaques para os meias Flamel (ex-Goytacaz) e Pato Nuñes (ex-River Plate-ARG), o lateral Christianno (ex-Boavista) e o atacante Marquinhos do Sul, campeão da Série B2 com o Rio-São Paulo. O Rubro também possui um grupo jovem, com 10 jogadores formados em suas divisões de base. Entretanto, os maiores trunfos do America são a volta ao Giulite Coutinho, após longo hiato longe de sua casa, e sua apaixonada torcida.
Americano - O Alvinegro Campista tem como principal arma novamente o comando técnico de Josué Teixeira, que levou o time à Fase Principal do Campeonato Carioca em 2019, Além do treinador e de apostar na juventude do elenco, o Cano contratou um velho conhecido: o atacante e ídolo Claúdio Maradona, que fez 22 gols em 34 jogos pelo clube em 2018, na campanha do acesso que levou à equipe de volta à Série A. Trabalhando sem muito alarde, mas com muito foco para a competição, o Americano conta com o apoio de sua torcida, mesmo atuando fora de Campos, no Estádio Ferreirão, em Cardoso Moreira, para voltar à Fase Principal do Carioca.
Friburguense - Campeão da Série B1, o Frizão chega a competição apostando na boa base mantida do título da Segunda Divisão do Estado, além do comando técnico e de seu auxiliar, os ídolos Cadão e Sérgio Gomes. Como destaques, a equipe serrana manteve os atacantes Dedé e o japonês Toshya, além do veterano Ziquinha e do capitão e meia Jorge Luiz, eleito o melhor jogador da Série B1. Apesar do clima ameno de Nova Friburgo, o Tricolor Serrano tem no calor da torcida friburguense sua maior motivação para a voltar a figurar na elite do futebol carioca.
Macaé Esporte - O Alvianil Praiano chega para disputar o Carioca mesclando jovens e jogadores experientes. Um dos destaques entre os novos talentos do clube é o atacante Matheus Babi, que brilhou pela Série B1 de 2019 atuando emprestado no America. Já entre os veteranos, destaque para o volante Wellington Junior, que chega ao Leão após boa passagem pelo Olaria, na Série B1. Outro trunfo do Macaé será voltar a atuar no Estádio Moacyrzão, que foi liberado após passar por reformas.
Nova Iguaçu - Com uma base forte, formada no belíssimo CT da equipe, e contratações pontuais, o Orgulho da Baixada promete buscar uma das duas vagas para a Fase Principal do Carioca. O time do técnico Carlos Vitor reforçou seu elenco com 13 jogadores para a competição, com destaques para o volante Filipe Silva (ex-Bonsucesso), o volante Gabriel Galhardo (ex-Ceará-CE) e os atacantes Fabinho (ex-Perugia-ITA) e Luã Lúcio (ex-Volta Redonda). Já o veterano volante Paulo Henrique está de volta, após disputar a Série B1 pelo Sampaio Corrêa, além do artilheiro Edu. Outro destaque é o gramado impecável do Laranjão, além do apoio da torcida laranja.
Portuguesa - A Lusa não poupou esforços para trazer um nome de peso para seu ataque: Jobson. O atacante, ex-Botafogo, é um dos destaques da equipe para a buscar uma das duas vagas na Fase Principal do Campeonato Carioca. Além dele, o time da Ilha do Governador, que terá o comando técnico de Rogério Corrêa, tem como outros destaques os meias Vinicius Pacheco e Chayene, além dos atacantes Jhullian, Sorriso e André Silva. Já o remanescente Jefferson é a segurança no gol da Portuguesa, que volta a jogar no Estádio Luso-Brasileiro após longo tempo afastado de sua casa.
Fonte: FFERJ