Natação Paralímpica: Parque aquático de São Januário recebeu o Encontro Aqua Paralímpico
O Encontro Aqua reuniu mais de 1300 participantes em nove cidades brasileiras. Na sexta-feira, 6, Manaus foi a primeira cidade a sediar o Encontro e neste sábado, 7, outras oito cidades receberam o Aqua. O evento foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de incentivar a prática da natação para pessoas com deficiência (física, intelectual ou visual) e em diferentes idades.
As oito cidades que receberam o Encontro Aqua neste sábado foram Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, João Pessoa, Natal, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Manaus, na sexta, o evento teve 220 participantes.
Em São Paulo o evento aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico e reuniu 310 pessoas. Os medalhistas parapan-americanos Esthefany Rodrigues (S5), Gabriel Cristiano (S8), Regiane Nunes (S11) e Maiara Barreto (S3) e o medalhista paralímpico Carlos Farremberg (S13) prestigiaram o evento na premiação por participação aos nadadores.
No Rio de Janeiro, São Januário (sede do Vasco) recebeu o Aqua. Ao todo 138 pessoas participaram, com predominância dos deficientes intelectuais. A nadodora e bailarina Camille Rodrigues (S9) e o ex-nadador e medalhista paralímpico Mauro Brasil (S9) foram os padrinhos do evento.
Em Brasília, os medalhista paralímpico Ítalo Pereira (S7) e medalhista mundial Wendel Belarmino (S11) marcaram presença. Aproximadamente 150 pessoas disputaram as provas.
"O Aqua engloba várias áreas da natação, desde o fomento à detecção de talentos. É um evento que não tem idade, não tem classe e pode ser usado com vários objeitvos dentro da modalidade", disse Fabiano Quirino, técnico da Seleção Brasileira e um dos coordenadores do Encontro Aqua.
No Encontro Aqua as provas são realizadas em piscina de 25m e não há divisão por classe funcional. Os nadadores iniciantes podem utilizar o auxílio de macarrão, prancha e/ou do professor na distância de 25m. Foram oferecidas também provas de 25m e 50m nos quatro estilos (livre, costas, peito e borboleta).
No sábado, 14, será a vez de Fortaleza e Porto Alegre sediarem o evento.
O evento surgiu para atender às pessoas com deficiência que não praticam a natação de forma competitiva e crianças que ainda não tem idade para competir no Circuito Brasil Loterias Caixa, que é a partir dos 14 anos.
O Encontro Aqua é baseado no Festival Tubarão Paralímpico, que teve quatro edições este ano: em São Paulo, Brasília, Curitiba e Natal. O evento reuniu 643 jovens nadadores. O festival homenageia o nadador Clodoaldo Silva, conhecido como Tubarão Paralímpico, um dos principais nomes do paradesporto nacional com 14 medalhas paralímpicas.
Confira abaixo os locais que receberão o Encontro Aqua Paralímpico:
Fortaleza – CE
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: 8h às 12h30
Local: UNIFOR, Av. Washington Soares, 1321, Fortaleza
Porto Alegre – RS
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Rua Quintino Bocaiuva, 500, Moinhos de Vento
Fonte: CPB (texto), Instagram Paradesporto CRVG (fotos)