Diretor do Sócio Gigante revela bastidores e números da associação em massa de vascaínos
Uma das pessoas por trás do sucesso da campanha de associação em massa do Vasco atende pelo nome de Eduardo Sá. Ele é o diretor do programa Gigante e, com apenas seis meses de clube, constata a capacidade de engajamento da torcida.
A promoção de 50% de desconto nas novas adesões por seis meses, aliada ao desejo de dar uma resposta aos títulos conquistados pelo maior rival, o Flamengo, fizeram com que 33 mil sócios se transformassem em 125 mil em apenas uma semana. Caberá a ele tentar manter essa massa o máximo de tempo possível contribuindo para o clube.
Como o trabalho no programa de sócios começou?
Cheguei ao Vasco em junho. Quando comecei o trabalho em São Januário, o clube estava com 24 mil sócios-torcedores. Estabelecemos a meta, queríamos chegar aos 30 mil sócios no fim da temporada. Mas quando chegamos no fim de outubro, começo de novembro, já estávamos na casa dos 30 mil associados.
E essa promoção da Black Friday?
Começamos a trabalhar nessa campanha na virada de mês, de outubro para novembro. Hoje São Januário tem uma capacidade de 23 mil pessoas e cada vez mais o percentual de sócios-torcedores nos jogos aumenta. Sendo assim, miramos na meta de 45 mil sócios-torcedores ao fim da promoção. Achávamos que seria um número razoável. Mas a resposta da torcida foi algo que nunca vi na vida, a campanha ganhou uma pressão desproporcional com um engajamento enorme, popular, com uma cara que é a cara do Vasco.
E qual é a meta agora? Esperam chegar até onde?
Decidimos prorrogar a promoção até o dia 8, só que falar de metas nessa campanha é complicado, quando você tem uma torcida fazendo cerca de 20 mil sócios-torcedores por dia.
O que posso dizer é que não vamos medir esforços para entregar uma operação cada vez melhor para o torcedor vascaíno. O meu foco no momento é execução e operação. Óbvio que os números mais cravados são os que mais mexem com a gente. Hoje sonhamos em terminar a campanha com 150 mil sócios-torcedores, mas é bem difícil.
E como reter esses torcedores após o desconto acabar?
Quando eu defini a campanha, desenhei mentalmente as estratégias de retenção para o ano que vem. Acredito que ainda não seja o momento de falar sobre isso. No dia seguinte ao fim campanha, temos de comemorar e reconhecer o empenho de cada um que ajudou na campanha e principalmente celebrar a torcida vascaína. Vamos celebrar o resultado. Temos funcionários que estão trabalhando das 7h às 23h, e ainda ajudando de casa. Cada funcionário do Vasco tem dado algo a mais para atender os vascaínos.
Mas como lidar com a demanda por ingressos dessa massa de sócios e a atual capacidade de São Januário?
Essa é uma questão que realmente precisamos ver. O próprio presidente Alexandre Campello já disse isso, acredito que ele seja melhor para falar, sabemos que levar alguns jogos para o Maracanã é uma negociação difícil. (O estádio atualmente é gerido por Flamengo e Fluminense, e a ausência do Vasco na gestão do estádio fez com que o clube passasse a evitar mandar partidas no local).
Como você vê as críticas das torcidas rivais ao preço do plano mais barato (R$ 4 na promoção)? Foi ele o que gerou mais adesões?
O que eu posso dizer é que não temos vergonha dos planos sociais. Damos a oportunidade para os torcedores de todas as classes sociais ajudarem o Vasco. Essa é a identidade do clube. E vale destacar, vamos estar doando 20% do que for arrecadado no plano Camisas Negras para instituições. E não, esse plano mais barato não é o que gerou mais adesões. A maior parte aconteceu no plano Caldeirão,que custa R$ 24,98 e na promoção sai por R$ 12,49.
Qual é o efeito dessa campanha para o clube? O marketing terá de crescer?
Tínhamos uma arrecadação de R$ 1,3 milhão por mês com sócio-torcedor. Posso dizer para você que com a quantidade de sócios atual, esse número mais que dobrou. Tenho uma projeção, mas vai depender do número final. Mas isso está mexendo com o ânimo de todos no clube, é de conhecimento da imprensa que o clube deve salários, mas agora a perspectiva é boa. Quanto ao marketing, vamos ter de nos adequar. Precisamos atender o sócio da melhor maneira. Vamos levar isso para o comitê de gestão.
Fonte: O Globo Online