Se empatar com o Cruzeiro, Vasco se livra de vez do rebaixamento; se vencer, salva a dupla Flu-Bota; veja cenários
Um empate contra o Cruzeiro nesta 2ª-feira, às 20h, em São Januário, será suficiente para livrar matematicamente o Vasco do rebaixamento, mas não para manter o Gigante da Colina na luta pela Libertadores.
Se o Vasco vencer o Cruzeiro, se manterá com chances matemáticas de classificação à Libertadores, tendo que, nas rodadas finais, vencer seus jogos e torcer por tropeços de Corinthians, Goiás e Fortaleza (
detalhes aqui). Curiosamente, um triunfo vascaíno contra o time mineiro ajudará Botafogo e Fluminense a escapar do rebaixamento. Nesse cenário, a dupla de rivais se manteria 6 pontos à frente do Cruzeiro, que é o 17º colocado, mas, num eventual empate em pontos, levaria vantagem no número de vitórias.
Caso seja derrotado pelo Cruzeiro, além de dar adeus à Libertadores, o Vasco seguirá ainda com chances matemáticas de ser rebaixado. O cenário, porém, é muito, muito improvável: o Gigante da Colina teria que perder seus 2 jogos restantes (contra Bahia e Chapecoense), o Cruzeiro vencer seus 2 jogos restantes (contra Grêmio e Palmeiras), o Ceará vencer seus 2 jogos restantes (contra Corinthians e Botafogo), o Botafogo vencer o Atlético-MG (e depois perder para o Ceará na última rodada) e o Fluminense obter pelo menos 2 pontos em seus 2 últimos jogos (contra Fortaleza e Corinthians).
Fonte: NETVASCO (texto), GloboEsporte.com (classificação)