Em um movimento poucas vezes visto na história do futebol brasileiro, a torcida do Vasco abraçou a campanha de associação em massa criada pela diretoria desde segunda-feira e chegou nesta quinta-feira ao número de 80 mil sócios (80.638 até às 16h). O fluxo tem sido chamado por alguns vascaínos de "a nova resposta histórica", em referência ao episódio em que o clube se desligou da entidade responsável pela realização dos campeonatos de futebol no estado do Rio por se recusar a excluir atletas negros do elenco, em 1924.
O Cruz-maltino saiu de 33.447 sócios-torcedores no domingo, dia 24, antes da campanha começar. A diretoria criou uma campanha de "Black Friday" até sexta-feira, com desconto de 50% nos primeiros seis meses para os novos associados, e viu o movimento ganhar força nas redes sociais, com a participação de influenciadores digitais, jogadores do elenco, ex-jogadores com passagens por São Januário e torcedores ilustres.
A evolução fica ainda mais nítida quando os números do Vasco antes e depois da promoção são comparados aos dos principais clubes do futebol brasileiro. No dia 30 de outubro, reportagem do site "Globoesporte.com" publicou levantamento em que o Vasco aparecia em oitavo lugar no ranking de clubes com mais sócios-torcedores. Considerando que os números dos outros clubes se mantiveram os mesmos um mês depois, o Vasco saltou para sexta colocação e está prestes a ultrapassar o Corinthians.
Parceira promete doação
Empresa responsável pela parte de inteligência do programa de sócio-torcedor do Vasco, a Feng informou que entrará na campanha para que o Vasco consiga bater os 100 mil sócios até sexta-feira, quando acaba a promoção. De acordo com a Feng, R$ 50 mil serão doados ao Vasco para a construção do centro de treinamento do time uma vez que o clube conseguiu chegar aos 80 mil associados. Se o número de sócios chegar a 100 mil, a doação será maior, de R$ 70 mil.
Fonte: O Globo Online