Menino com distrofia muscular realiza o sonho de conhecer Yago Pikachu; veja reportagem
O vascaíno Rafael, de 12 anos, sofre de uma doença rara que o impede de sair de casa: a distrofia muscular. Ele jamais pôde ir ao estádio torcer pelo time do coração, mas foi surpreendido nesta segunda-feira (4) com a visita de seu ídolo: o lateral-direito e meia-atacante Pikachu.
Rafael ganhou uma ação na Justiça para ter um home care (atendimento domiciliar) custeado pela Prefeitura e pelo Estado, mas a decisão ainda não foi cumprida.
Pikachu fez questão de conhecer o adolescente e disse a ele que um de seus sonhos já estava sendo realizado e que outros também seriam.
"A gente lamenta muito esse ocorrido. Que as autoridades possam olhar com mais carinho não só pro Rafa, mas para todas as pessoas que precisam, porque realmente a gente está vindo aqui, está vendo a necessidade desse aparelho, que Deus possa tocar no coração de todos eles", disse o jogador.
A mãe do jovem diz que "cada dia dele é um milagre" e cobra uma resposta rápida do poder público.
"A deficiência dele, ele não tem força muscular, então ele não consegue respirar sozinho, tem que respirar por um aparelho, tudo é músculo".
A decisão na Justiça contra o estado e o município impõe um prazo de cinco dias para ser cumprida. O estado disse que não tem responsabilidade pelo atendimento.
A Prefeitura esteve na casa de Rafael na última sexta para fazer uma avaliação e a secretaria municipal de Saúde afirmou, nesta segunda, ter aberto um processo administrativo para a aquisição do equipamento.
Fonte: G1