Foi um contrato de apenas três meses, mas que pode fazer a diferença nesta reta final do Vasco no Campeonato Brasileiro. Jogador com um currículo de peso, com destaque na Inter de Milão (ITA) e no Porto (POR), o volante Fredy Guarín demonstra evolução no Cruzmaltino e tem tudo para se tornar um trunfo do técnico Vanderlei Luxemburgo nas últimas rodadas.
Fora de sua forma física ideal quando chegou, o colombiano já melhorou sua condição e, com isto, tem aumentado sua minutagem em campo.
Até o momento foram quatro partidas, sendo as últimas duas iniciando como titular. Em nenhuma delas atuou os 90 minutos, mas a permanência dentro de campo tem sido gradativa.
Em sua estreia, na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, entrou no fim e atuou por apenas 11 minutos. No jogo seguinte, quando o Vasco bateu o Internacional, fora de casa, por 1 a 0, foi acionado no intervalo e ficou até o fim do segundo tempo, somando 51 minutos.
Contra o Ceará, no empate em 1 a 1, fez sua primeira partida como titular e foi sacado na etapa final após 60 minutos em campo. Na última quarta-feira (30), na derrota por 3 a 1 para o Grêmio, novamente iniciou o duelo e permaneceu no gramado por 78 minutos, marcando inclusive o único gol do time carioca diante dos gaúchos.
Na avaliação do técnico Vanderlei Luxemburgo, Guarín é um "jogador em evolução":
"Tecnicamente ele tem muita qualidade, a única coisa é o ritmo de jogo no Brasil, que é totalmente diferente. Ele está entrando nesses jogos, estou colocando ele. Hoje jogou mais tempo, senti que em algum momento faltava um pouco para ele. Mas é um jogador de muitos recursos, vem se adaptando ao jeito da equipe jogar. Com certeza vai ajudar muito a gente. É um jogador em evolução", disse.
Vasco já pensa em renovar
Os planos iniciais de Guarín são o de se transferir para o futebol dos Estados Unidos, num projeto familiar. Porém, o Vasco já tem demonstrado interesse em sua permanência em 2020 e deverá realizar uma proposta ao colombiano ao fim da temporada.
Minutagem de Guarín em campo
Vasco 2 x 1 Botafogo - 11 minutos
Internacional 0 x 1 Vasco - 51 minutos
Ceará 1 x 1 Vasco - 60 minutos
Vasco 1 x 3 Grêmio - 78 minutos
Fonte: UOL