Há 10 meses sem jogar, Ramon segue trabalho de recuperação e não tem previsão para voltar
A luta de Ramon para voltar a jogar futebol completou 10 meses nesta semana. O lateral-esquerdo do Vasco está clinicamente recuperado da cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior e o ligamento medial do joelho esquerdo, rompido em de novembro de 2018, e agora trabalha para ser reintegrado ao elenco.
O período de 10 meses era a previsão conservadora para que Ramon se recuperasse. Com seu joelho, está tudo certo. A tarefa agora é deixá-lo em condições físicas para que possa voltar a treinar normalmente e ficar à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Atualmente, Ramon faz um trabalho de transição com bola, individualizado. Ele ainda não participa dos treinos com o grupo e precisa alcançar alguns objetivos, como diminuir a diferença muscular nas duas pernas, para ser reintroduzido ao elenco.
- Ele está evoluindo bem. A ideia é que progrida cada vez mais para ir ganhando confiança, e assim possamos soltá-lo para trabalhar com o grupo. Vamos fazendo testes de tempos em tempos, aumentando progressivamente a carga e o tempo de treinamento. Vamos analisando - explicou o diretor médico do Vasco, Marcos Teixeira.
Sem previsão
Por conta deste trabalho, não há uma previsão exata para que Ramon volte a jogar. Ele é avaliado rotineiramente, e sua evolução depende disso. O próximo passo é começar a treinar com o grupo, mas ainda sem contato com os companheiros.
- Fazemos a introdução gradativa. Ele começa fazendo trabalhos em que os jogadores não podem encostar nele, como curinga. Depois vai fazendo os trabalhos progressivamente - completou Teixeira.
Paralelamente a isso, Ramon faz consultas de revisão com o médico Renê Abdalla, que o operou em 2018.
Fonte: GloboEsporte.com