O Club de Regatas Vasco da Gama e a cervejaria Brahma, parceiros desde 2010, apresentam neste domingo (25/08) os novos refletores do Estádio de São Januário. A inauguração acontece no jogo contra o São Paulo, às 16h, e válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Segundo o Vice-Presidente de Obras de Engenharia de Patrimônio do Vasco da Gama, Pedro Seixas, São Januário passará a contar com iluminação 100% LED, uma revolução em termos de aparelhos esportivos no Brasil e que poucos estádios no país possuem. O estádio, que antes operava com 300 lux de nível de iluminação, passa agora a operar com 321 projetores e cerca de 1.100 lux.
– Vamos aumentar o nível de luminosidade, mas com um consumo muito menor. É um investimento que faz todo sentido, inclusive, em função da sustentabilidade e economia de recursos. Essa troca é parte de um projeto da CBF de certificação dos estádios. Como exigência para 2019, todos os estádios precisariam ter 800 lux de iluminação mínima. Para 2020, esse número sobe para 1.500 lux e, para 2012, 2.500 lux. Procuramos atender às exigências nessa primeira etapa já projetando toda a estrutura metálica, toda a parte de retaguarda elétrica, para absorver e suportar o projeto final de 2.500 lux para 2021 – disse Pedro Seixas, que explicou um pouco mais sobre as obras:
– A obra consistiu, primeiro, na retirada de todos os refletores antigos, que já estavam desgastados. Fizemos a desmontagem das torres e as substituímos por uma estrutura reforçada, para dar conta das maiores dimensões dessa estrutura nova. Assim, teremos um sistema de iluminação mais linear e mais uniforme para todo o campo, com um resultado melhor.
As três torres existentes atrás da arquibancada foram trocadas por um pórtico com três fileiras laterais e quatro centrais. Na marquise da social, haverá suporte com duas linhas de refletores.
Tabelinha com a Brahma
Dentro do pacote de benfeitorias promovidos pela Brahma, além dos novos refletores, estão previstas também as reformas da cabine de imprensa, além de banheiros e bares do estádio.
A tabelinha entre Brahma e Vasco rende ótimos frutos ao Clube desde 2010, quando teve início a parceria. No ano passado, a cervejaria investiu em uma nova fachada de São Januário, valorizando a história de ídolos cruzmaltino, revitalizando a área externa do estádio com imagens de ex-jogadores que gravaram seus nomes nos 121 anos do Vasco da Gama.
- Buscamos um investimento que impacte positivamente no dia a dia do clube e seja duradouro para esta e para as próximas gerações de vascaínos. A Brahma é a principal parceira do futebol brasileiro e estamos ajudando o Vasco a tornar sua casa mais moderna tanto para torcedores como para jogadores, colaborando definitivamente para tornar cada visita para São Januário ainda mais especial - disse João Pedro Zattar, gerente de marketing esportivo da Cervejaria Ambev.
O diretor de marketing do Vasco, Carlos Costa, ressaltou a parceria com a Brahma e as melhorias que os novos refletores vão trazer ao Gigante da Colina:
- A Brahma é nossa parceira há uma década, com várias entregas estruturais para o Clube ao longo dos anos, e novamente contribuiu com ações relevantes, como a nova e moderna iluminação de São Januário, com refletores 100% LED, fundamental para mandarmos os jogos no nosso Caldeirão. E já temos acordadas novas obras para o início do ano que vem, que visam dar mais conforto e segurança para nossa torcida.
Fonte: Site oficial do Vasco