Entenda a 'disputa' entre Vasco e CBF por Talles Magno
Quarta-feira, 14/08/2019 - 11:43
Talles Magno joga ou não joga contra o Flamengo? A situação da joia do Vasco é o grande debate na semana que antecede o Clássico dos Milhões. Convocado para a seleção sub-17 para dois amistosos, ele não foi liberado pelo clube, mas, ainda assim, não tem condição de jogo.

Ficou confuso? Vem com o GloboEsporte.com que a gente explica a questão com as perguntas mais comuns sobre o caso:

Cadê o Talles?

O atacante deveria ter se apresentado à seleção sub-17 na segunda-feira, mas não apareceu no hotel em Goiânia. Pelo contrário: voltou para o Rio de Janeiro e está treinando com o Vasco. Ele estava convocado para os amistosos contra o Chile, na quinta e no sábado, na capital de Goiás.

Qual a posição do Vasco?

Na segunda-feira, o Vasco divulgou nota afirmando que não irá liberar Talles por não ser data Fifa. O técnico Vanderlei Luxemburgo já havia questionado a postura da CBF, reclamando do fato de não poder usar Talles - ele já havia desfalcado o time anteriormente, quando disputou dois amistosos em agosto em São Januário.

O Vasco ainda sugeriu que Talles disputasse o primeiro amistoso, na quinta-feira, e fosse liberado depois, mas a CBF não aceitou.

O que a CBF diz?

Oficialmente, a CBF afirma categoricamente que não irá desconvocar Talles. A estratégia da entidade é deixar o Vasco para decidir se correrá o risco de possíveis punições caso escale o atleta.

Quando Talles seria desconvocado?

Uma interpretação seria de que, como o segundo amistoso da seleção é no sábado, às 14h, Talles já estaria liberado na hora do clássico, às 19h. Mas não é assim. No ofício que enviou ao Vasco comunicando a convocação, a CBF informou que a liberação aconteceria no domingo, dia 18.

O Vasco pode ser punido?

No entendimento de Felipe Bevilacqua, procurador do STJD, sim. O Vasco seria enquadrado no artigo 207 do CBJD, que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil para o clube que "ordenar ao atleta que não atenda à requisição ou convocação feita por entidade de administração de desporto, para competição oficial ou amistosa". Além disso, há o risco de a escalação de Talles ser considerada irregular.

- No meu entendimento a convocação lhe retira a condição de jogo. Seria possível em tese (a punição por escalação irregular) - afirmou Bevilacqua.

Há solução para o impasse?

O próprio Vasco entende que, no momento, Talles não tem condição de jogo. O próximo passo do clube é negociar com a CBF a liberação do atacante. Só assim haveria alguma segurança para relacionar o garoto para o clássico. O grande problema é conseguir dobrar a entidade.

Há precedente?

O Santos passou por situação semelhante recentemente. O clube não liberou o atacante Kaio Jorge para a seleção sub-17. Entretanto, também não utilizou o jogador contra o Botafogo, quando em tese ele estaria à disposição da CBF. Na ocasião, o jovem sequer foi relacionado.



Fonte: GloboEsporte.com