|
NETVASCO - 08/06/2010 - TER - 19:00 - Vasco subiu de produção após o recesso para Copa do Mundo de 2006 Com o início da Copa do Mundo na África do Sul, o Campeonato Brasileiro fará uma pausa até o dia 14 de julho. Na última edição do Mundial, em 2006, o recesso modificou a história do certame nacional. Algumas equipes que haviam começado mal se recuperaram, enquanto que outras perderam o fôlego inicial e terminaram o campeonato bem abaixo do que esperavam.
Na edição de 2006, primeira vez que a Copa do Mundo interrompeu um campeonato de pontos corridos no Brasil, as equipes paulistas foram as mais beneficiadas com o recesso, enquanto que Cruzeiro e Fluminense foram os maiores prejudicados.
Após 10 rodadas disputadas, o São Paulo ocupava a terceira colocação, e, depois da Copa, assumiu a liderança do campeonato e se sagrou campeão brasileiro. O Santos saiu do quinto para o quarto lugar e se manteve na zona de classificação para a Libertadores. Corinthians e Palmeiras estavam na zona de rebaixamento, mas conseguiram escapar depois da parada da Copa. Já São Caetano e Ponte Preta não tiveram a mesma sorte e caíram para a zona do rebaixamento depois do Mundial, disputando a Série B em 2007.
No Rio de Janeiro, o recesso em decorrência da disputa da Copa na Alemanha não fez diferença para o Flamengo, que estava em 10º e terminou o certame em 11º, um posto acima do Botafogo, que até junho estava na zona do rebaixamento. O Vasco subiu algumas posições e chegou à Copa Sul-americana, enquanto que o Fluminense saiu do quarto lugar para escapar por pouco do rebaixamento, no 15º lugar.
Para as equipes do Sul do país, a parada foi fundamental. O Grêmio, que estava em nono até junho, chegou à terceira colocação e garantiu vaga para a Libertadores de 2007, enquanto que o Internacional se manteve no segundo lugar. Já o Paraná, que estava na zona da sul-americana, subiu até o quinto lugar e garantiu vaga na Pré-Libertadores (a primeira participação do clube).
O maior prejudicado pela pausa para a disputa da Copa do Mundo de 2006 foi o Cruzeiro, que até junho liderava o campeonato, mas terminou o certame em 10º colocado, apenas com vaga para a Copa Sul-americana.
Essa oscilação da classificação do Campeonato Brasileiro é bem comum e pode ser notada em outras edições. Nos últimos dois títulos do São Paulo (2007 e 2008), por exemplo, a equipe estava alguns pontos abaixo do líder após sete partidas e acabou sendo campeã ao final das 38 rodadas.
Para outras equipes, faltou regularidade. Em 2007, o Corinthians liderava o campeonato e o Paraná era terceiro colocado até a 7ª rodada. Porém, ao final do torneio, ambas as equipes foram rebaixadas à Série B. Diferentemente, o Santos cresceu de produção e saiu do 17º lugar para o vice-campeonato, garantindo vaga na Libertadores de 2008. Situação parecida com a do Flamengo, que foi de 13º a terceiro colocado.
Na edição de 2008, a variação foi menor e as maiores mudanças após as sete primeiras rodadas foram com Fluminense e Goiás, que saíram da zona do rebaixamento e foram para a zona de classificação à Copa Sul-americana. Caminho inverso aconteceu com Figueirense, Vasco e Portuguesa, que disputaram a segunda divisão em 2009.
Na última edição do Campeonato Brasileiro, o campeão Flamengo ocupava apenas a sexta colocação depois de sete rodadas. O Cruzeiro foi a equipe que mais ganhou posições, e saiu do 15º lugar para garantir vaga à Libertadores de 2010. O Avaí soube se recuperar no campeonato e escapar do rebaixamento, enquanto que Coritiba, Santo André e Náutico não tiveram condições de manter o ímpeto dos sete primeiros jogos, quando estavam na zona de classificação à Copa Sul-americana e foram rebaixados à Série B.
Geralmente, o início do campeonato engana. Apesar da classificação de momento, felicidade e tristeza podem trocar de times até a última rodada. Por isso, os 37 dias de descanso e preparação serão fundamentais para moldar as equipes, que disputarão o restante do campeonato até o dia 5 de dezembro, quando se terá a definição do título, das vagas para os torneios continentais e das equipes que disputarão a próxima Série B.
Fonte: Terra
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 17:54 - Futsal Base: Vasco é campeão em 4 das 5 categorias na 2ª Copa Sudeste Próxima: 19:04 - Fernando: 'Quero deixar claro que pretendo cumprir meu contrato até o fim' |
|