Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 19/05/2010 - QUA - 19:40 - Vasco adere à campanha mundial '1Gol: Educação para Todos'

No dia 31 deste mês, às 10h, o Maracanã será palco de uma união de craques pelo conhecimento. No embalo da Copa do Mundo, será lançada no Brasil a campanha ‘1Gol: Educação para Todos”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a Fifa, com apoio de personalidades do futebol em 60 países (veja o vídeo com a versão internacional). O objetivo é pressionar os governantes a garantir ensino público de qualidade em todo o mundo. Zico, Carlos Alberto Torres e Júnior são alguns dos protagonistas da versão nacional do projeto, promovido no país pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a Unesco.

A meta da iniciativa é atingir um milhão de assinaturas no Brasil, por meio de abaixo assinado virtual no endereço www.marque1gol.org.br. Alguns dos pontos reivindicados na versão brasileira da campanha são a efetivação da lei do piso salarial para os profissionais do magistério (nº 11738, de 2008); e melhor gestão e controle social do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

O sonho dos idealizadores é garantir que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015. Há o apoio da Associação Atletas pela Cidadania, do movimento Todos pela Educação, da Unicef , do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da instituição sem fins lucrativos ActionAid.

A ideia é aproveitar a proximidade da Copa da Àfrica do Sul para formar uma rede de apoio à causa, que já mobiliza personalidades do esporte, da música e do cinema, além de autoridades públicas. No exterior, jogadores como Zidane, Cristiano Ronaldo, Thierry Henry, Michael Owen, Rio Ferdinand e Eto’o defendem a campanha. No Brasil, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo também já aderiram à iniciativa. Sócrates, Zico, Júnior, Petkovic, Robinho, Raí, Rivelino, Rogério Ceni, Gilberto Silva, Nilmar, entre outros gravaram depoimentos para o vídeo oficial, que será divulgado no dia 31. Os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Educação, Fernando Haddad, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral estão convidados para o evento no Maracanã.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 19:22 - Campeão estadual em 2003 pelo Vasco, Marques encerra a carreira
Próxima: 20:51 - Ramon, sobre Celso Roth: 'Ele xinga quando erra, aplaude quando acerta'