Faleceu na última sexta-feira (23/04), o Sr. Fernando Ramos Soares, mais conhecido como “seu” Gradim. Ele era uma espécie de caça talentos e não perdia uma pelada nos campos de várzea da Baixada Fluminense. Com o seu olhar experiente, sabia escolher a dedo àqueles que poderiam se tornar um craque.
Foi assim que, num dia qualquer de um passado não muito longe, que “seu” Gradim, colocou os olhos num menino franzino cheio de talento para o gol e o levou para treinar no Vasco da Gama. O nome do menino? Carlos Roberto de Oliveira, que mais tarde se consagrou como Roberto Dinamite.
Seu Gradim faleceu aos 81 anos, de insuficiência respiratória, e seu corpo será sepultado às 13h30 deste sábado (24), no cemitério do Corte Oito, em Duque de Caxias.
Fonte: Site oficial do Vasco
Nota da NETVASCO: Não se deve confundir o "Seu" Gradim, falecido na última 6ª-feira, com o Gradim que jogou e foi técnico do Vasco. Este se chamava Francisco de Souza Ferreira (Vassouras, RJ, 15/06/1908 - Rio de Janeiro, RJ, 12/06/1987). Ele foi campeão carioca jogando pelo Vasco em 1934 e, como técnico do clube, ganhou o Torneio Rio-São Paulo e o Super-super Carioca em 1958.
Roberto Dinamite: 'Sou muito grato'
O presidente do Vasco Roberto Dinamite deu o seguinte depoimento sobre a importância de Fernando Ramos Soares, o "seu Gradim", falecido no dia 23/04/2010 aos 81 anos, para sua carreira:
"Sou muito grato. Ele acreditou e me acompanhou no caminho até o profissional. Foi muito importante para mim e também para o próprio clube. Ele merece o reconhecimento. Lembro, por exemplo, do período em que fui fazer exames médicos para o juvenil e houve uma série de adiamentos. Como já tinha feito alguns, ficamos com medo de que houvesse alguma coisa. Ele tomou a frente, consegui ser examinado e seguimos em frente", declarou o presidente do Vasco ao site Lancenet.
Fonte: NETVASCO