|
NETVASCO - 24/04/2010 - SÁB - 05:03 - Vascaína ilustre, economista Maria da Conceição Tavares completa 80 anos Vai ser uma festa de arromba. Daquelas que, se não entrar para a história, ficará para sempre na memória dos cerca de 200 convidados presentes ao aniversário de 80 anos da economista Maria da Conceição Tavares. A festança será exatamente como ela planejou: rodeada de filhos (Laura e Bruno), netos (Leon e Ivan) e amigos. Considerada decana de uma legião de economistas brasileiros, Conceição vai juntar "seus meninos", como carinhosamente fala da sua enorme lista de ex-alunos, como mostra matéria de Liana Melo, publicada na edição deste sábado, no GLOBO.
De economistas ilustres a pré-candidatos à Presidência da República, já confirmaram presença os adversários políticos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Na lista de convidados, está o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ex-presidente do banco Carlos Lessa, além do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, os professores da Unicamp, João Manoel de Mello e Luiz Gonzaga Belluzzo. Sem falar de peemedebistas históricos, como Rafael de Almeida Magalhães. Procurada, a professora não quis falar sobre o assunto.
A festa vai ser hoje e está marcada para as 20h, na Casa do Minho, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio. Conceição nasceu em 24 de abril de 1930.
- A Conceição é uma amiga e uma grande professora. É uma guerreira. Devemos agradecer a Portugal por ter nos presenteado com essa brasileira - declarou Dilma.
A escolha do local traduz à perfeição o estilo de Conceição. Uma comemoração luso-brasileira para a aniversariante que nasceu portuguesa, na região de Aveiro, mas adotou a cidadania brasileira, três anos após desembarcar no Brasil em 1954.
O economista e ex-aluno José Luís Fiori resume a professora Emérita da UFRJ como "matemática, economista, intelectual com vasta formação histórica, filosófica e literária, professora, militante, deputada federal, torcedora fanática do Vasco e admiradora da Mangueira".
No texto dedicado a ela, intitulado "À mestre, com carinho" - numa alusão ao clássico do cinema 'Ao Mestre, Com Carinho', de 1967 - Fiori remete a uma das características menos conhecidas de Conceição. A professora é cinéfila de carteirinha.
Professora prepara ensaio sobre América do Sul
"Poucos professores no mundo, ao chegar aos 80 anos, poderão assistir uma eleição da importância da que ocorrerá no Brasil, em 2010, e saber que os dois principais candidatos à Presidência da República foram seus alunos, e se consideram, até hoje, seus discípulos". É assim que Fiori termina sua homenagem à Conceição, que prepara um ensaio sobre América do Sul para entrar no livro que o professor da UFRJ lança este ano.
Fonte: Globo Online
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 03:52 - Ida de Vagner Love do CSKA para Werder facilitaria Carlos Alberto no Urubu Próxima: 07:32 - Futsal: Vasco estreia no Carioca da FFSERJ neste sábado contra o Americano |
|