|
NETVASCO - 17/04/2010 - SÁB - 16:57 - Comandante do Gepe estuda desalojar Força Jovem de São Januário No dialeto das torcidas organizadas, família, pelotão, esquadrão delimitam áreas, indicam poderio e reforçam o sentimento de união. Mas por trás de uma suposta organização há a suspeita pela polícia da influência de facções criminosas, principalmente nas últimas batalhas sangrentas — em Niterói e na Avenida Brasil. Diante da suspeita e às vésperas da decisão da Taça Rio, o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) traça um mapa das áreas de risco em que, estrategicamente, reforça o efetivo.
— Recebemos essas informações e sabemos de investigações nesse sentido. Em alguns pontos do Rio, a rivalidade vai além. Vem de bailes funks e tráfico... E acontece em dias que nem tem jogo — disse o comandante do Gepe, Luis Octávio.
Ultimamente, alguns confrontos até com vítimas fatais foram registrados em Niterói e São Gonçalo, com reações na Penha, o que é visto como ligação com as facções. No trabalho de prevenção, o Gepe terá 350 homens para escoltar as organizadas até o Maracanã, tendo em mãos também um mapa das áreas de risco — de acordo com índice de confusão e aglomeração de torcedores (veja o gráfico acima). Assim, os batalhões da área são informados e reforçam o policiamento.
— Onde há aglomeração, representa risco quando passa outro grupo — alertou o tenente Átila, do Gepe.
Para a decisão da Taça Rio, todos os detalhes de trajeto estão acertados com as lideranças da Fúria Jovem (Botafogo), Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem (Flamengo). Só que há atenção com a presença de integrantes da Força Jovem do Vasco, aliados dos alvinegros.
— Isso acontece. Se houve flagrante, a torcida sofrerá punição — avisou Luis Octávio, que, depois de desocupar a sala da Fúria do Engenhão, estuda desalojar a Força de São Januário: — Assim, não garante a segurança plena.
Fonte: Extra
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 15:59 - Morre o Grande Benemérito e ex-VP Fernando Antônio Barbosa Próxima: 17:54 - Juniores: Vasco goleia Caxias mas termina Taça Guanabara em 3º |
|