Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 13/04/2010 - TER - 18:44 - Saiba mais sobre Tia Aida, fundadora da TOV, falecida no dia 11/04

Nota da NETVASCO: O trabalho abaixo foi elaborado pelo pesquisador Jorge Medeiros com colaboração do também pesquisador Alexandre Mesquita.

Breve Histórico das Torcidas Organizadas Vascaínas

No ano que se comemorou o 40º aniversario de fundação de uma das principais torcidas organizadas do Brasil, a Força Jovem do Vasco, criada em 19 de fevereiro de 1970. O que poucas pessoas sabem é que, em matéria de formar grupos de torcedores uniformizados no Rio de Janeiro, a iniciativa pioneira foi fruto da ação de jovens vascaínos no início dos anos 1940.

A idéia de organizar torcedores surgiu em função da repercussão nos jornais da cidade que publicaram a notícia da criação das torcidas uniformizadas em São Paulo. Portanto, foi na capital paulista que surgiram as primeiras torcidas organizadas, quase que ao mesmo tempo em seus três clubes principais: São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Eram torcidas pacíficas que disputavam entre si quem seria a mais bonita e animada. Nos confrontos entre clubes cariocas e paulistas ou entre as seleções regionais elas se faziam bastante atuantes.

Foi neste contexto, em num jogo entre Palmeiras e Vasco, no Pacaembu, em 14 de fevereiro de 1943, que se tem conhecimento do que pode ser considerado o embrião da primeira torcida uniformizada cruzmaltina. Naquela tarde na Paulicéia torcedores vascaínos vestiram uma mesma camisa. O ano de 1944 é o marco divisório da História das Torcidas Cariocas com a criação da primeira uniformizada da cidade, a TOV – Torcida Organizada do Vasco (7/3/44). Aos poucos os outros clubes cariocas aderiram a esta iniciativa e passaram a ostentar suas torcidas. Por volta de 1945 até mesmo os clubes pequenos tinham suas organizações já estabelecidas, com um componente diferente das paulistas, pois eram mais musicais, incorporando as marchinhas de carnaval e atitudes próprias deste festejo.

No final da década de 60 acontece uma profunda transformação com o surgimento das “torcidas jovens”, fenômeno este que refletia a ambígua situação política de ditadura militar (repressão) e crescimento dos movimentos de protestos, liderados principalmente por estudantes que reivindicavam o “Poder Jovem”. É neste período que surge a Força Jovem do Vasco que nos anos seguintes passaria a dividir a liderança nas arquibancadas com a TOV (principal torcida do clube, até então).

Nessas mais de seis décadas de vida das organizadas, muitos torcedores-símbolos se destacaram. Por sinal, vale o registro de Dulce Rosalina considerada de fato a primeira mulher líder de uma torcida (desde 1956), pouco depois do tempo em que Domingos Ramalho com seu instrumento de sopro improvisado – o famoso talo de mamona que simbolizava de forma marcante a torcida vascaína – o entoava com toda potência no interior do Estádio Municipal (Maracanã) nos dias de vitória. Aliás, foi o Vasco, em 1922, que teve o seu primeiro “chefe de torcida” em destaque. De acordo com o jornalista e historiador do futebol, Geraldo Romualdo as Silva, um jovem de nome Paradantas foi o pioneiro, produzindo inclusive um bandeirão do Vasco. Na década seguinte, aparece o “bem vestido” Polar para comandar a torcida. Em seguida, João de Luca, que conduziu a torcida nos anos 1940 e 1950. Não podemos esquecer também de Aida de Almeida, hoje conhecida como “Tia Aida”, fundadora da TOV, que possui inclusive a carteirinha número 1 da torcida. Conhecida pelo seu bom relacionamento com os atletas, Aida vivenciou o cotidiano de uma das fases mais vitoriosas do Club de Regatas Vasco da Gama, tendo presenciado dentro do clube inúmeros fatos acontecidos com o fabuloso Expresso da Vitória.

Enfim, um clube que tanto se orgulha de sua História não poderia deixar de se orgulhar de seus torcedores. Fiéis e atuantes por todos os estádios do país, eles elevam o nome do clube para as alturas, lugar que todos devemos manter e ostentar.


A carteirinha nº 0001 da TOV de Aida de Almeida, a Tia Aida


Tia Aida ao lado do então presidente do Vasco Agathyrno Silva Gomes


Fonte: Conforme indicado

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 18:32 - São Paulo também queria Juninho Pernambucano, diz jornalista
Próxima: 19:12 - Rafael Coelho diz que está passando por um momento difícil