|
NETVASCO - 07/04/2010 - QUA - 13:30 - Gaúcho relembra dia em que vestiu camisa 10 do Vasco contra o UrubuA vida de Gaúcho como atleta profissional nem sempre se resumiu a desarmar os atacantes ou evitar os gols dos adversários. Aos 19 anos, em 1973, o atual comandante dos profissionais do Vasco substituiu o então tricampeão mundial Tostão, que convivia com um problema no olho, e atuou como ponta de lança. Curiosamente, naquela ocasião, o adversário foi o Flamengo, rival da equipe no próximo domingo, às 16h, pelas semifinais da Taça Rio. E o xerife não fez feio.
No confronto, válido pelo Campeonato Carioca, além de marcar um dos gols do triunfo vascaíno por 2 a 1, Gaúcho ainda entrou em campo com a camisa 10. A vitória, segundo o atual treinador do Vasco, valeu o título do primeiro turno da competição estadual. Zanata e Dário também marcaram. Nesta quarta-feira, via internet, o técnico recebeu de um torcedor, que mora nos Estados Unidos, a seqüência de fotos do lance em que balançou rede do Flamengo.
- Joguei com a camisa 10 porque o Tostão, que era o titular, acabou não podendo atuar. Ele usava esse número, e eu acabei ficando com ele por algumas partidas. Lembro que o Roberto (Dinamite) era o 9. Joguei várias partidas como ponta de lança - relembrou o comandante vascaíno.
Ao ser questionado se aquele dia 22 de julho de 1973 foi o seu momento Roberto Dinamite (que é o maior artilheiro da história do Vasco, com 708 gols), Gaúcho sorriu.
- É verdade - brincou o treinador, dando risadas com a pergunta.
Nesta quarta-feira, o treinador comandou um treino físico na parte da manhã, em São Januário. À tarde, a expectativa é que o grupo faça um trabalho tático visando o clássico contra o Flamengo, no domingo, às 16h (horário de Brasília), pelas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.
Fonte: GloboEsporte.com
Ficha técnica e fotos da partida
O material abaixo, que complementa a matéria acima, foi enviado por Mauro Prais.
FICHA TÉCNICA
Vasco 2x1 Flamengo
Competição: Campeonato Carioca (FCF) - Segundo Turno
Data: Domingo - 22/jul/1973
Local: Estádio Jornalista Mário Filho "Maracanã", Rio de Janeiro (RJ)
Público: 79.219 - Rodada dupla (Na preliminar jogaram América X Bangu)
Árbitro: Romualdo Arppi Filho.
Expulsão: Zanata 25/2ºT (VAS).
Gols: Zanata 11/2ºT (VAS), Gaúcho 13/2ºT (VAS) e Dario 35/2ºT (FLA).
Vasco: Andrada, Paulo César, Moisés, Renê, Alfinete, Zanata, Alcir, Gaúcho (Dé), Luís Fumanchu (Buglê), Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Mário Travaglini.
Flamengo: Renato, Moreira, Chiquinho Pastor, Fred, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mário, Paulo César Lima, Doval, Dario e Arilson (Vitor). Técnico: Zagallo.
FOTOGALERIA
Obs: É interessante notar que nessa época Roberto usava o número 9 e Gaúcho jogou com a 10. Fumanchu, Roberto e Gaúcho tinham apenas 19 anos e eram companheiros no time juvenil (atual juniores).
Luis Fumanchu (7) vai à linha de fundo e centra. Chiquinho (2) tenta interceptar sem sucesso, observado por Fred (3).
Cantarele salta mas não alcança a bola, cuja trajetória é observada por Roberto Dinamite (9) e Fred (3). Moreira (4), marcando o segundo pau, pressente que alguém se aproxima às suas costas.
A bola chega ao segundo pau na medida para Gaúcho, que nem precisa sair do chão para cabecear. A bola entra rente à trave, bem acima da cabeça de Moreira. Vasco 2 a 0 aos 13 minutos do segundo tempo.
Gaúcho se prepara para receber o abraço de Roberto Dinamite, enquanto os jogadores do Flamengo observam a bola estufando a rede.
Gaúcho comemora o gol e Roberto Dinamite corre para abraçá-lo.
Enquanto Gaúcho (10) e Roberto Dinamite se abraçam, Fred leva as maos à cabeca, desesperado.
Fonte: Conforme indicado índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 12:15 - Juniores: Arthur promete luta para derrotar o Fluminense Próxima: 13:32 - Philippe Coutinho, sobre o clássico: 'Será mais um jogo muito duro' |
|