Confira o resultado da Pesquisa NETVASCO:
O Vasco deve utilizar sua nova camisa nº 3 em jogos oficiais?
1 - Sim (13670 votos - 87,98%)
2 - Não (1867 votos - 12,02%)
Respostas: 15537
Pesquisa criada em 27/03/2010 e finalizada em 31/03/2010.
Fonte: NETVASCO
-------------------------------------------------------------
A propósito da pesquisa cujo resultado se encontra acima, o Casaca, movimento de Oposição na política vascaína, publicou a seguinte nota em seu site:
Equívocos do site Netvasco no tratamento do assunto “3ª camisa”
O site Netvasco apresentou uma enquete na qual se perguntava se o leitor era a favor ou contra o uso da terceira camisa do Vasco em jogos oficiais. Uma enquete que nos pareceu tendenciosa, uma vez que serve como base para sustentar um desvio: o descumprimento do estatuto do Vasco.
No dia de hoje, o mesmo site publicou uma matéria na qual faz, por conta própria, a seguinte afirmação: “A camisa 3, escolhida por votação entre os sócios, é um sucesso entre os torcedores mas encontrou resistência no Conselho de Beneméritos do Vasco por não conter a cor preta, estatutariamente obrigatória.”
Notas do CASACA!:
1) A camisa não foi escolhida por sócios. Ela foi escolhida por cerca de 48 mil cadastrados no programa de sócios dos quais, segundo “balanço” publicado recentemente pela empresa que administra este programa, aproximadamente 8 mil são efetivamente sócios do clube (apenas 16,7% do “colégio eleitoral”).
2) O uso da palavra “resistência” vinculada ao Conselho de Beneméritos alimenta a ideia de que este Poder tem algo de reacionário. A tentativa de rotular o Conselho de Beneméritos também é clara quando se opta por colocá-lo como se estivesse indo contra a vontade dos torcedores. O Conselho de Beneméritos apenas fez ver aos “administradores” que o Estatuto do clube estava sendo desrespeitado. Aliás, quem já teve acesso à minuta de mudança do Estatuto elaborada pelos atuais arejados, pode constatar que a única alteração no artigo que versa sobre o uniforme e a bandeira é quanto ao número de estrelas. Parece que até os “modernos” optaram pela manutenção das cores do Vasco. Ainda assim, houve absoluta condescendência do Conselho de Beneméritos, que anuiu o uso da camisa em jogos não oficiais, o que, a rigor, também não poderia ocorrer.
CASACA!