|
NETVASCO - 20/03/2010 - SÁB - 18:31 - Vágner Mancini elogia Philippe Coutinho: 'Ele é o caso mais exemplar' O principal jogador do elenco vascaíno hoje é Philippe Coutinho. Com Carlos Alberto lesionado e Dodô em má fase, coube ao jovem de 17 anos assumir a responsabilidade em campo. No entanto, Vágner Mancini sabe que casos como esse hoje já viraram raros no mundo da bola. Para o treinador, está cada vez mais difícil encontrar jogadores tão concentrados como Coutinho.
Há 28 anos no futebol, sendo 16 como jogador profissional, Mancini já viveu muitas coisas. O comandante vascaíno diz que está cada vez mais fácil jogar futebol. Só que a grande diferença é que os que conseguem chegar lá não passam por muitas situações que antigamente eram mais valorizadas. Tanto é que a valorização por ter alcançado o ápice nem sempre acontece.
“A gente tinha muito menos estrutura e a mesma cobrança. A valorização acaba sendo outra. Os clubes hoje se desdobram para conseguir tudo de melhor, desde hotéis a pequenos detalhes como suplementos alimentares. O aprendizado é outro”, comparou.
A grande preocupação do treinador com os jovens são as tentações do mundo da bola, como mulheres, carros e fama. Mancini sabe que tudo isso pode mexer com a cabeça de um jovem. Por isso, para o treinador é fundamental qualquer jovem ter uma base familiar sólida e acompanhamento psicológico desde os primeiros passos nas categorias de base.
Essas mudanças no universo do futebol acabam atrapalhando justamente o mais importante: os treinamentos.
Vágner Mancini afirmou que muitos dos jogadores que passam pelas categorias de base sem valorizar os trabalhos desenvolvidos acabam chegando nos profissionais com deficiências técnicas e táticas. E isso ele não admite de jeito algum.
“Não pode chegar um lateral que não saiba jogar como ala, um apoiador que tenha deficiência no chute e não saiba fazer gols. Se for assim, nem começa a treinar comigo. E a formação precisa ser cada vez melhor, já que no futebol de hoje com 17 anos já temos jogadores entre os profissionais”, definiu o treinador, tomando justamente como exemplo Philippe Coutinho.
“Ele é o caso mais exemplar. Tem uma família sólida, que lhe deu todo o apoio e não deixou desviar a atenção. Está vivendo uma grande fase em campo e tem tudo para crescer ainda mais”.
Fonte: O Dia Online
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 18:16 - Juniores: Vasco goleia Boavista por 5 a 2 e assume liderança provisória Próxima: 18:42 - Futsal Base: 'Azarado', Vasco cai na 1ª rodada do Torneio Início Sub-20 |
|