O Vasco conseguiu duas marcas importantes na tarde deste domingo, em São Januário. Além da vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, em partida válida pela terceira rodada da Taça Rio, o Gigante da Colina conseguiu ultrapassar a marca dos mil pagantes em uma partida do segundo turno do Campeonato Carioca. Diante do time de Saquarema, apenas 1.598 pessoas pagaram ingressos. Por outro lado, mais de 1.300 torcedores entraram de graça. O gol do triunfo cruzmaltino foi marcado por Carlos Alberto, de pênalti.
Na partida diante do Sousa-PB, em São Januário, pela Copa do Brasil, apenas 593 torcedores pagaram ingressos. No jogo seguinte, diante do Volta Redonda, na estreia da Taça Rio, apenas 986 pagantes. Na última quarta-feira, no Engenhão, contra o Bangu, outro fiasco. Apenas 932 torcedores investiram para ver o Vasco vencer os rivais por 2 a 0. A marca foi a pior da histório do Estádio Olímpico João Havelange.
Com o resultado, o Vasco manteve 100% de aproveitamento na Taça Rio, mas ainda não conseguiu convencer o seu torcedor de que poderá levantar o caneco do segundo turno. Diferentemente das rodadas anteriores, o Gigante da Colina contou com o apoio da torcida durante os 90 minutos do confronto deste domingo. A equipe chegou aos nove pontos no Grupo B do torneio. O Boavista permaneceu com seis, na Chave A.
Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Flamengo, no domingo, às 19h30m (horário de Brasília), no Maracanã. O Boavista encara o Resende, em casa, no próximo sábado.
O JOGO
Com o apoio de uma pequena torcida que compareceu a São Januário, o Vasco iniciou melhor a partida, tocando mais a bola e tendo a posse de bola. Porém, o primeiro lance de gol foi do Boavista. Carlos Alberto arriscou de fora da área e acertou o travessão de Fernando Prass. O Gigante da Colina respondeu aos dez. Elton recebeu dentro da área, girou em cima de Santiago e chutou em cima de Vinícius, que defendeu com segurança.
Após o lance, o Vasco começou a pecar no último passe e arriscar muitas bolas alçadas na área do Boavista. O goleiro Vinícius, mostrando segurança, saiu em praticamente todas, evitando as cabeçadas dos atacantes vascaínos. Aos 23, Carlos Alberto, do time de Saquarema, chutou novamente de fora da área. Desta vez, Fernando Prass defendeu com tranquilidade.
Aos 29, Elton recebeu um ótimo passe pelo lado esquerdo. Já dentro da área, o atacante soltou a bomba e o goleiro Vinícius defendeu com a mão esquerda. Sete minutos depois, o mesmo Elton tabelou com Dodô e chutou de fora da área. O goleiro do Boavista voltou a salvar o Boavista, segurando o empate sem gols.
Apesar da atuação irregular da equipe, os torcedores que compareceram a São Januário não se abateram com os 41 passes errados na etapa inicial e evitaram vaiar a equipe. Poucos focos de insatisfação foram notados na Colina após o apito final no primeiro tempo.
Assim como na etapa inicial, o Boavista voltou para o segundo tempo melhor do que o Vasco. A equipe de Saquarema foi quem teve a primeira chance clara de abrir o marcador. Aos dois, Ruy recebeu um ótimo passe pela direita e cruzou. Fernando Prass cortou errado e a bola sobrou para Tony na marca do pênalti. Travado pela defesa vascaína, o jogador não conseguiu concluir a gol.
Aos 16, Philippe Coutinho foi lançado por Elder Granja pelo lado direito. O garoto invadiu a área e cruzou para Elton. O atacante chegou atrasado a não conseguiu concluir para o gol do Boavista. Aos 24, Carlos Alberto sofreu um pisão no pé do seu homônimo do Boavista dentro da área. Pênalti marcado pelo árbitro Rodrigo Carvalhares de Miranda. Na cobrança, um minuto depois, o capitão não desperdiçou o colocou o Gigante da Colina em vantagem.
Mesmo com o gol do Vasco, o Boavista seguiu melhor na partida. Aos 32, Léo Faria fez uma ótima jogada pelo lado direito, passou por Titi e cruzou para Luiz. Na pequena área, o atacante tentou marcar de letra, mas Fernando Prass tocou na bola para evitar o gol de empate da equipe da Região dos Lagos.
O Gigante da Colina seguiu jogando muito mal. O Boavista tentava o empate, mas sem sucesso. Aos 43, já dentro da área, Philippe Coutinho soltou uma bomba e a bola estourou no travessão de Vinícius. Após o apito final, os torcedores aplaudiram mais um triunfo do Vasco, mas seguiram desconfiados com a atuação do time comandado por Vagner Mancini.
VÍDEO
VASCO: Fernando Prass, Élder Granja, Fernando, Titi e Gian (Thiago Martinelli - 37'/2ºT); Rafael Carioca, Souza, Philippe Coutinho e Carlos Alberto; Elton (Rafael Coelho - 21'/2ºT) e Dodô (Robinho). Técnico: Vágner Mancini.
BOAVISTA: Vinícius, Ruy, Pessanha, Santiago e Carlos Alberto; Júlio Cesar, Mancuso (Rafael Oliveira - 45'/2ºT), Léo Faria e Thiaguinho (Leandro Cruz - 28'/2ºT); Tony (Luís - 16/2ºT) e Léo Guerreiro. Técnico: Emerson Ávila