NETVASCO - 13/02/2010 - SÁB - 20:52 - VASCO ELIMINA FLUMINENSE NOS PÊNALTIS E VAI À FINAL DA TAÇA GB
O carnaval do torcedor do Vasco ganhou uma alegria a mais na noite deste sábado, no Maracanã. O Gigante da Colina venceu o Fluminense nos pênaltis por 6 a 5, após empate por 0 a 0 no tempo normal. Com o resultado, o time cruzmaltino garantiu a vaga na final da Taça Guanabara e está à espera do vencedor da partida entre Flamengo e Botafogo, nas próxima quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), também no "Maior do Mundo". Há seis anos, a equipe de Carlos Alberto, Dodô & cia não chegava a uma decisão de turno no Campeonato Carioca. A última vez foi em 2004.
A decisão da Taça Guanabara será no próximo dia 21, no Maracanã.
O JOGO
Aos três minutos, o Vasco teve a sua primeira oportunidade. Léo Gago cobrou falta da intermediária e a bola passou rente à trave esquerda de Rafael. O Fluminense respondeu aos dez. Fred ganhou na cabeça do zagueiro Fernando e pegou a sobra na marca do pênalti. O atacante tricolor chutou de primeira e Fernando Prass fez uma ótima defesa no meio do gol. No rebote, Conca chutou por cima da baliza vascaína.
Aos 22, Fred cobrou falta da intermediária e o goleiro Fernando Prass defendeu no canto esquerdo de sua meta. A partida seguiu truncada, com muitas faltas e erros de passes de ambos os lados. Mesmo assim, o Fluminense seguia melhor no confronto. Aos 40, o Tricolor quase abriu o marcador. Fred voltou a cobrar falta da entrada da área e a bola passou perto do gol vascaíno.
Aos 43, Conca fez um ótimo lançamento para Fred, que invadiu a área de frente para o goleiro Fernando Prass. O atacante ajeitou para marcar o primeiro gol tricolor, mas Souza foi mais esperto e deu um toque providencial para evitar o chute. O lance levantou a torcida vascaína, que gritou o nome do jogador.
Os passes errados e as seguidas faltas no primeiro tempo foram o retrato da arbitragem de Gutemberg de Paula Machado, que distribuiu sete cartões na etapa inicial e marcou 31 faltas.
Após um primeiro tempo irregular, o Vasco foi quem teve a primeira chance de abrir o marcador. Logo com um minuto do segundo tempo, Philippe Coutinho fez uma ótima jogada pelo lado esquerdo e cruzou. A bola passou por toda a extensão da área tricolor e ninguém tocou para empurrar para o gol.
O Fluminense não demorou a responder e teve duas ótimas oportunidades de abrir o marcador. Aos cinco, Diguinho fez um ótimo lançamento para Fred, que invadiu a área e tentou tocar por cima de Fernando Prass. O goleiro abafou o centroavante e evitou o gol tricolor. No lance seguinte, o atacante passou por dois adversários na entrada da área e chutou para defesa do camisa 1 vascaíno.
A partida subiu de produção após um primeiro tempo de muitas faltas e erros. Aos seis, Carlos Alberto cruzou da direita na cabeça de Elder Granja. Completamente livre, o lateral cabeceou e o goleiro Rafael salvou com os pés. Logo em seguida, o Fluminense teve duas chances claras de marcar.
Na primeira, aos dez, Mariano roubou a bola da defesa do Vasco e cruzou. Alan subiu mais do que a zaga e cabeceou para fora. Em seguida, aos 12, Fred tabelou com Conca e recebeu de frente para o gol vascaíno. O atacante tentou driblar o goleiro Fernando Prass e caiu na área. O árbitro não assinalou o pênalti e advertiu o jogador com cartão amarelo.
Aos 39, Elder Granja teve a chance de garantir a classificação do Vasco para a final nos últimos minutos. Em jogada ensaiada, Carlos Alberto tocou para o lateral, sozinho, de frente para Rafael. O jogador em vez de chutar rolou para o meio da área, onde não tinha nenhum atleta do Vasco.
O empate por 0 a 0 não é comum nos clássicos entre Vasco e Fluminense. Nas últimas 50 partidas, incluindo a semifinal deste sábado, apenas em três oportunidades as duas equipes não saíram do zero no placar.
Nas cobranças de pênalti, o Vasco teve 100% de aproveitamento, destaque para a cobrança de Philippe Coutinho, que com paradinha deslocou o goleiro Rafael. Nos lances alternados, Alan acertou o travessão de Fernando Prass. Com o resultado, o Gigante da Colina se classificou para a final da Taça GB.
GALERIA
VÍDEOS
Melhores momentos
Cobranças de pênaltis
Reportagem do 'Esporte Espetacular' sobre a partida
FICHA TÉCNICA
VASCO (6) 0 X 0 (5) FLUMINENSE
Estádio: Maracanã.
Data: 13/02/2010.
Árbitro: Gutamberg de Paula Machado.
Auxiliares: Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).
Público: 30.490 pagantes.
Renda: R$ 1.059.890,00.
Cartões amarelos: Márcio Careca, Carlos Alberto, Fernando Prass, Elder Granja, Léo Gago, Fernando (Vasco); Diguinho, Diogo, Gum, Fred, Thiaguinho, Mariano (Flu).
VASCO: Fernando Prass, Élder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza (Rafael Carioca - 19'/2ºT), Léo Gago (Magno - 19'/2ºT) e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vágner Mancini.
FLUMINENSE: Rafael; Mariano, Gum, Cássio e Júlio César (Marquinho - 32'/2ºT); Diogo, Diguinho (Thiaguinho - 21'/2°T), Everton e Conca; Bruno Veiga (Alan - intervalo) e Fred. Técnico: Cuca.
DECISÃO POR PÊNALTIS
Goleiros:
Fernando Prass - VASCO
Rafael - FLUMINENSE
1º) Dodô - gol, lado esquerdo do goleiro - VASCO 1 X 0
1º) Fred (cap) - gol, lado esquerdo do goleiro , com paradinha - 1 X 1
2º) Fernando - gol, lado esquerdo do goleiro - VASCO 2 X 1
2º) Gum - gol, lado esquerdo do goleiro , com paradinha - 2 X 2
3º) Márcio Careca - gol, lado esquerdo do goleiro - VASCO 3 X 2
3º) Cassio - gol, lado esquerdo do goleiro - 3 X 3
4º) Philippe Coutinho - gol, lado esquerdo do goleiro , com paradinha - VASCO 4 X 3
4º) Conca - gol, no meio e no alto do gol, com força - 4 X 4
5º) Carlos Alberto (cap) - gol, lado esquerdo do goleiro - VASCO 5 X 4
5º) Marquinho - gol, lado direito do goleiro - 5 X 5
6º) Nilton - gol, lado esquerdo do goleiro, no ângulo - VASCO 6 X 5
6º) Allan - no travessão - VASCO 6 X 5 - VASCO CLASSIFICADO
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 2009
Fonte: GloboEsporte.com (texto, ficha, fotos, vídeo), NETVASCO (decisão por pênaltis), O Globo online (ficha, fotos), Site oficial do Vasco (fotos), UOL (fotos), O Dia online (fotos)