Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 08/02/2010 - SEG - 14:02 - Semifinal de Taça GB entre os grandes é a 2ª em 8 anos

Em oitos anos de Taça Guanabara disputada em semifinais e final, é apenas a segunda vez que todos os grandes chegam juntos à decisão. Ano passado, a decisão envolveu Botafogo e Resende. Há dois anos, as semifinais tiveram Botafogo 2 x 0 Fluminense, Flamengo 2 x 1 Vasco, com gol de Diego Tardelli aos 46 do segundo tempo dando a taça ao Flamengo.

Em 2007, a final reuniu Flamengo x Madureira. Em 2006, Botafogo x América. Em 2005, foi a vez de Volta Redonda x Americano. O time de Campos chegou também às semifinais de 2003 e 2004.

Muitas vezes, fala-se da soberania dos grandes, pura verdade, especialmente depois de a Federação dificultar os mandos de campo das equipes do interior. A quantidade de partidas em campo neutro facilita a vida dos grandes.

A isso, também, se deve a presença dos quatro grandes pela segunda vez em três edições.

Mas é preciso voltar no tempo e lembrar de 2005, quando Volta Redonda e Americano fizeram a decisão. A tese para explicar o fracasso dos grandes era de que a preparação mais longa dos pequenos dificultava a vida dos grandes, em pré-temporada.

Os pequenos seguem sem disputar os campeonatos nacionais e, portanto, começam sua preparação dois meses antes dos gigantes. E os grandes começaram a chegar.

Isso tem a ver com os jogos em campo neutro, mas também com o fortalecimento dos grandes, evidente pelas campanhas da Copa do Brasil de 2006, decidida por Flamengo e Vasco, de 2007, vencida pelo Fluminense, pela Libertadores de 2008, pelo Brasileirão 2009.

Hoje, a hegemonia é dos gigantes. Mas apenas pela segunda vez em oito anos.

Fonte: Blog do PVC - ESPN.com.br

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 11:09 - Remo: Vasco tem aprovado projeto de R$4 milhões no Ministério do Esporte
Próxima: 14:49 - Fisiologista do Vasco fala sobre avaliação dos jogadores