Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 03/02/2010 - QUA - 22:10 - Dinamite perto de anunciar mudanças nos núcleos do Vasco pelo país

Em pouco mais de um ano e meio à frente da presidência do Vasco, Roberto Dinamite prepara um novo lance que pode extinguir de vez os laços com o passado recente e obscuro do Gigante da Colina. Depois de tornar o clube mais democrático e o futebol mais profissional, Dinamite vai agora atrás dos núcleos de futebol que foram abertos em nome do Vasco nos últimos anos. O novo golpe de luz terá efeitos imediatos no Sul Fluminense, onde escolinhas serão abertas e outras podem ser fechadas. (ver box).

A medida busca fortalecer o clube no interior, fazer a marca Vasco mais forte e, sobretudo, tornar o trabalho de tais núcleos mais sérios e comprometidos com a formação de atletas e cidadãos. Dinamite recebeu a equipe de reportagem do DIÁRIO DO VALE em São Januário e afirmou que existe uma coordenadoria específica levantando toda a situação das escolinhas espalhadas pelo país com a marca do clube. Boa parte destes núcleos está no interior do Estado e contavam com a chancela do grupo que dominou o Vasco por décadas.

- A pessoa chegava aqui com CPF e abria uma escolinha em nome do Vasco. Só que muitas vezes estas pessoas não têm o comprometimento esperado. Prefiro ter 10 núcleos funcionando de maneira correta do que 100 de maneira errada - disse Roberto.

O problema, segundo Dinamite, é que as escolinhas foram sendo criadas indiscriminadamente. Ele ressaltou que dentro do antigo processo os núcleos caíam nas mãos de pessoas de todos os tipos, algumas bem intencionadas e outras nem tanto.

- O pai vê a marca Vasco, acredita nela e coloca o filho para jogar. Só que a maioria daqueles garotos não vai se tornar um jogador profissional e temos de prepará-los para isso. Estamos mexendo com sonhos e com o futuro de milhares de crianças. Temos de pensar na formação de atletas, mas também de cidadãos melhores. Tem núcleo que não faz uma coisa nem outra - disse.

Roberto evitou criticar diretamente a atuação dos gestores anteriores, mas deixou claro que os critérios para abertura dos núcleos no passado estavam ligados a interesses eleitoreiros.

- Não é porque estamos na política que vamos colocar todos que chegarem ao Vasco para comandar uma escolinha. Temos de buscar parceiros compromissados com nossos objetivos. Não é só fazer atletas, mas promover uma convivência saudável com amigos, com familiares, professores e a sociedade de uma maneira geral - afirmou o presidente.

Levantamento está em fase final para mapear núcleos

Nomeado Coordenador Geral dos Núcleos Oficiais do Vasco, Moacir Delorme, afirmou que o processo de levantamento da situação destas unidades está em fase final. Na verdade, Moacir ressaltou que já poderia até mesmo dizer que o processo está concluído, mas a falta de documentação em São Januário sobre os núcleos existentes impede tal afirmação.

- Nós temos tudo mapeado e em breve lançaremos uma página específica na Internet com os endereços de todas as unidades que tem aval da direção do Vasco para funcionar. A situação era tão ruim, que esperamos a partir desta divulgação ainda receber telefonemas de pessoas que nos indiquem núcleos fantasmas - disse Moacir.

Ele ressaltou que as escolinhas se manterão ou serão abertas a partir de critérios estabelecidos pela presidência. Os núcleos e os uniformes terão identificação clara com o clube e todas as crianças estarão dentro de um seguro, que permitirá reembolso para gastos médicos imediatos em caso de lesão dentro, na entrada ou saída do núcleo.

Moacir explicou também que as direções das escolinhas ficarão com pessoas ligadas ao futebol e que os profissionais deverão estar inscritos no Conselho Regional de Educação Física.

- Quem não obedecer estes critérios ficará de fora. Nós chegamos a ter mais de 100 núcleos em todo o país, nem todos com cunho social - afirmou Moacir.

Moacir destacou ainda o apoio que a coordenadoria tem recebido dos demais departamentos do clube na busca por organizar os núcleos oficiais.

- Nós somos uma coordenadoria pequena, mas que temos apoio de todos os órgãos do clube. O departamento jurídico está nos ajudando muito, assim como o departamento de marketing. Os núcleos são uma forma de conseguirmos atletas, torcedores, e principalmente cidadãos melhores. Então, o crescimento do Vasco no interior passa pelo núcleo e todos entenderam isso - diz Moacir.

Núcleos deverão ser implantados na região

Na entrevista ao DIÁRIO DO VALE, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, afirmou que pelo menos três cidades do Sul Fluminense estão no caminho para receber os novos núcleos oficiais do Vasco. Pessoas ligadas ao esporte de Volta Redonda, Resende e Pinheiral estão em negociação com a Coordenador Geral dos Núcleos Oficiais do Vasco.

Roberto ressaltou que os trabalhos para implantação dos núcleos nestas cidades podem ser facilitados por elas contarem com pessoas que vivem o cotidiano do Vasco. Por outro lado, os critérios estabelecidos pela diretoria do Vasco têm de ser preenchidos, mostrando que a simples apresentação de CPF é uma prática abolida.

Roberto afirmou que o interior é visto da mesma forma que as cidades metropolitanas no projeto de crescimentos do clube e fortalecimento da marca Vasco da Gama. Dentro deste projeto, a implantação dos núcleos cai como uma luva.

- O interior se encaixa no processo de crescimento do Vasco da mesma forma que as demais cidades. Buscamos sempre estreitar as relações com o torcedor e os núcleos constituem um mecanismo forte para que isso aconteça - afirmou Dinamite.

Fonte: Diário do Vale

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 20:38 - Juniores: Com 4 gols de Lipe, Vasco bate o Resende por 4 a 3
Próxima: 00:41 - Site da Força Jovem sorteia camisa de Elder Granja