NETVASCO - 31/01/2010 - DOM - 18:53 - VASCÃO VENCE FRIBURGUENSE COM 3 DE DODÔ: 3 A 0
Logo após a goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo, no último dia 24, Dodô viu o filho Pedro Lucas, de 5 anos, afirmar que ele não sabia cobrar faltas e que seria o artilheiro do Campeonato Carioca. Na tarde deste domingo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o atacante voltou a marcar três vezes na vitória do Vasco sobre o Friburguense por 3 a 0, em partida válida pela quinta rodada da Taça Guanabara, primeiro turno da competição. E um deles foi justamente em um lance de bola parada.
Com os três gols, Dodô se tornou um dos artilheiros do Campeonato Carioca, ao lado de Marcelo Ramos, do Madureira, com seis. Os lances premiaram os últimos dias do jogador em São Januário. Ele tem trabalhado constantemente as finalizações e os lances de bola parada. Em quatro partidas com a camisa do Vasco, ele já balançou a rede em seis oportunidades.
Com o resultado, o Gigante da Colina permaneceu na liderança do Grupo B, com 15 pontos. O Friburguense segue com quatro pontos. Na próxima rodada, o Gigante da Colina vai encarar o Resende, também no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Frizão pega o América, no Eduardo Guinle. Os dois jogos vão acontecer na próxima quinta-feira.
O JOGO
Diferentemente dos dois últimos jogos contra Botafogo e Macaé, quando abriu o marcador logo nos primeiros minutos, o Vasco teve dificuldades na etapa inicial do confronto no Raulino de Oliveira. Foi o Friburguense quem teve as primeiras chances de abrir o marcador. Na primeira, aos quatro, Miguel aproveitou cruzamento e acerto um belo voleiro. Fernando Prass foi obrigado a se esticar para salvar o Gigante da Colina e espalmar para escanteio.
No lance seguinte, um minuto depois, Cadão subiu mais do que a zaga do Vasco em cobrança de escanteio e acertou uma potente cabeçada. A bola passou à esquerda do gol cruzmaltino. Aos 15, Carlos Alberto quase marcou um golaço de falta. O meia chutou e a bola triscou a trave direita de Prass. Aos 16, Philippe Coutinho chutou de fora da área e errou o gol de Marcos por muito pouco.
Sete minutos depois, O Friburguense voltou a assustar o Vasco. Carlos Alberto arriscou de fora da área e Fernando Prass defendeu no meio do gol. Aos 29, Coutinho teve uma outra oportunidade. O garoto passou por um defensor, entrou na área, e soltou a bomba. A bola passou rente à trave esquerda de Marcos.
O lance acordou o time do Vasco, que passou a jogar melhor do que os rivais. Aos 32, Dodô recebeu um ótimo passe de Magno e chutou para fora. Já no fim da etapa inicial, aos 44, o "artilheiro dos gols bonitos" aproveitou uma cobrança de falta na entrada da área para abrir o marcador. O goleiro Marcos ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o primeiro gol do Gigante da Colina.
O Vasco iniciou etapa final com o mesmo marasmo que começou a partida. Enquanto o Friburguense tinha mais posse de bola, o Gigante da Colina pecava pelos sucessivos erros de passe. Aos 14 minutos, Bidu fez uma falta dura em Rafael Carioca na entrada da área. Como já tinha recebido o amarelo no primeiro tempo, o volante foi expulso pelo árbitro João Batista de Arruda. Na cobrança, Dodô errou o alvo e a bola passou à esquerda do gol de Marcos.
A partida caiu de qualidade e só foi ter um lance perigoso aos 22 minutos. Nilton cobrou falta da intermediária e a bola bateu na barreira. Aos 30, Souza fez um ótimo lançamento para Elder Granja. O lateral-direito invadiu a área e soltou a bomba para ótima defesa de Marcos, que espalmou para escanteio.
Um minuto depois, Robinho fez uma ótima jogada e arriscou de fora da área. Marcos defendeu em dois tempos. Aos 36 foi a vez de Philippe Coutinho. O apoiador passou por um defensor e soltou a bomba. O goleiro voltou a entrar em ação e defendeu com tranquilidade.
A partir daí, o torcedor que foi ao Raulino de Oliveira viu um show de Dodô. Aos 38, o atacante aproveitou cruzamento de Robinho e deslocou o goleiro Marcos para marcar o segundo gol vascaíno. Quatro minutos depois, em um contra-ataque rápido, Márcio Careca avançou pelo lado esquerdo e rolou para o "artilheiro dos gols bonitos", que só teve o trabalho de empurrar para as redes do Friburguense: 3 a 0.
Aos 43, por reclamação, o zagueiro Cadão foi expulso pelo árbitro. No fim, nova festa da torcida vascaína, que viu o seu time chegar aos 16 gols em cinco jogos no Campeonato Carioca.
GALERIA
VÍDEO
Melhores momentos
FICHA TÉCNICA
FRIBURGUENSE 0 X 3 VASCO
Competição: Campeonato Estadual - 1º Turno (Taça Guanabara) - 1ª Fase - 5ª Rodada
Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data: 31/01/2010 - domingo
Hora: 17h (horário de Brasília - horário de verão)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Árbitro Assistente nº1: Michael Correia (RJ)
Árbitro Assistente nº2: Marcos Anônio Bastos Júnior (RJ)
4º Árbitro: Rogério Lucas dos Santos (RJ)
FRIBURGUENSE: Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Wallace, Bidu e Flavinho; Cassiano, Carlos Alberto (Cássio 17'/2ºT) e Alex Faria; Miguel (Kalu 35'/2ºT) e Paulo Roberto (Flávio Santos 17'/2ºT). Técnico: Cleimar Rocha.
Reservas não-utilizados: Adílson, Hércules, Vivinho e Roni.