Em entrevista à Super Rádio Brasil, Marcos Blanco, diretor-executivo de marketing do Vasco, fala sobre o projeto de marketing para o Vasco em 2010:
"A gente está dando continuidade ao trabalho que a gente iniciou em julho do ano passado, junto com o time, quando estava jogando a Série B. A gente tentou restaurar e trabalhar muito forte a imagem do Vasco, resgatar o apelo junto ao torcedor. O resultado disso, junto com o desempenho do time no campo, foi os estádios lotados, o Maracanã cheio, estádios lotados por todo lugar onde o Vasco jogava, no Brasil inteiro. De Norte a Sul, como diz o hino. A gente começou essa temporada agora pensando já nas peças que a gente tem, nos ídolos que a gente tem no nosso elenco. O Carlos Alberto é o grande personagem do elenco, agora o Dodô, o ‘poderoso’, que agora a torcida está brincando com isso [referência ao funk Dodô é o poder]. A gente que trabalhar muito forte a imagem deles junto ao torcedor, junto às crianças. A gente já está pensando em algumas ações específicas para fortalecer isso. O Carlos Alberto vai estrear, nas próximas semanas, as trancinhas, especialmente para as crianças. Vamos fazer uma coisa parecida com o que o Cleveland Cavaliers [time de basquete da NBA] fez com o Sandro Varejão [jogador de basquete que, inclusive, jogou no Vasco], com aquele peruca. A gente lançou em dezembro a Revista do Vasco, com distribuição nacional, para todo o território brasileiro, nas principais praças do Brasil. Está sendo um sucesso de vendas. A gente já está na segunda edição. Os sócios e quem não é sócio também podem assinar a revista. É só entrar no site do Vasco [www.vasco.com.br] e fazer sua assinatura. Sócio do Vasco tem desconto. Estamos trabalhando muito forte a questão do nosso sócio. Queremos aumentar nossa base de sócios. Nossa meta é 100 mil sócios. A gente está com 46 mil cadastrados, em torno de uns 70% pagando. No final de ano, às vezes as pessoas não têm dinheiro, e não podem no débito automático. A gente quer incentivar que as pessoas migrem para o débito automático. A gente vai dar premiação para isso. Virou uma fonte de receita para o clube, a questão do sócio. Na verdade, o sócio é quem vai ajudar o Vasco a se reerguer, como a gente está fazendo agora com o clube."
Existem iniciativas para os associados que frequentam o clube?
"Existe, sim. A gente está tentando trabalhar outros benefícios. A gente acabou de criar, há três meses atrás, o clube de benefícios do Vasco, onde os sócios do Vasco tem descontos em vários estabelecimentos credenciados, participa de promoções para bater um pênalti e ganhar uma camisa oficial do Vasco no intervalo do jogo, vai poder comprar o ingresso pela metade do preço, tanto na bilheteria, uma bilheteria exclusiva, ele já pode fazer isso. Na internet, a gente está trabalhando para botar isso em prática em março. A gente está dando uma série de exclusividade para os sócios do Vasco. O sócio do Vasco pôde escolher a terceira camisa do time, que vai ser lançada nos próximos meses. A gente botou três modelos da camisa para votação na última semana de dezembro, e ficou no ar até 11 de janeiro. Foi um recorde de associados se cadastrando no plano para poder escolher a camisa do Vasco. Em nenhum lugar do mundo aconteceu uma coisa dessas. A gente botou três opções pra escolha pelo sócio e foi o sócio que escolheu a camisa. O dono do Vasco escolhe a camisa que o Vasco vai jogar. A gente não pode divulgar a vencedora, ainda."
Dá para transformar o Vasco em uma potência mundial em marketing, mesmo esquecendo a realidade econômica?
"É possível. O Vasco, em alguns anos, vai estar como potência internacional mundial, no lugar que sempre ocupou e ocupa. De fato, o Barcelona, por exemplo, está anos à frente em termos de estrutura de marketing, de planejamento. A gente vai promover esse milagre do crescimento, fazer um ‘cinquenta anos em cinco’. Hoje, o mundo está globalizado. A gente tem vascaínos no mundo inteiro, já tem vários sócios do Vasco de fora do país. Mas para isso, a gente tem que preparar o terreno. É isso o que a gente está fazendo agora. Eu sei que a torcida fica muito ansiosa, cobra muito. A gente está tentando negociar patrocínio, fazer com que o clube ganhe, porque um clube tem que vencer, tem que ser vencedor. Não dá para ter uma parafernália de marketing atrás e o clube não ganhar. Mas eu te garanto que o a gente não vai dever em nada para os clubes de fora. Nosso plano de sócios é um fenômeno, já virou um case de marketing. A gente fez agora, recentemente, o Vasco Camp, que é uma colônia de férias do Vasco. A gente reuniu 120 crianças com um poder aquisitivo razoável para passar uma semana num acampamento, vivendo a história do Vasco, que foi outro case de marketing. Várias ações na internet, virais, que a gente está trabalhando muito forte, também, e que já estão copiando a gente, já. Estão olhando a gente. Os outros clubes estão vindo, perguntando como é que a gente está fazendo, o que que está acontecendo. A gente está sendo base de trabalho de outros clubes do Brasil, também."
Fonte: Supervasco