Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 23/01/2010 - SÁB - 09:29 - Torcida mais pacífica do Estadual será premiada

As torcidas cariocas vão pensar duas vezes antes de cometer alguma infração dentro e fora dos estádios. O motivo é que no Campeonato Carioca deste ano, a torcida mais pacífica será premiada. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB/RJ) e o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) apoiam o projeto Torcida Legal, idealizado pela OAB/RJ. O lançamento do projeto acontecerá neste domingo, dia 24 de janeiro, no estádio do Engenhão, antes do clássico entre Botafogo e Vasco.

“Esse projeto na nossa comissão de esportes tem uns seis meses e foi de autoria do advogado Martinho Neves Miranda. Fomos amadurecendo a ideia e trouxemos para a diretoria da OAB e eles aprovaram. Em seguida, passamos para a Ferj, que também gostou”, explicou o presidente da Comissão de Esporte e Lazer da OAB/RJ, André Porto Romero.

O objetivo do projeto é acabar ou pelo menos reduzir o número de confrontos entre torcedores em dia de jogos. Segundo o secretário geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira de Souza, a festa das torcidas é o que deve prevalecer nos estádios. “O objetivo principal do projeto é ter a paz entre as torcidas. Nós queremos a participação positiva das torcidas e vamos privilegiar as torcidas que fizerem festa bonita, porque o futebol sem torcida não tem graça”, comentou.

Para premiarem a torcida mais pacífica será mandada uma comissão em todos os jogos para avaliar o comportamento dos torcedores. Além das torcidas dos quatro grandes, as dos clubes de menor expressão também vão entrar no projeto, porém a avaliação será forma proporcional ao número de torcedores.

O presidente do TJD/RJ, Antônio Vanderler, aprovou a ideia e espera os processos relativos a desordens por parte dos torcedores diminuam. “Acredito que essa medida vai diminuir a violência nos estádios e as infrações. Pelo menos esse é o objetivo. A OAB/RJ teve uma iniciativa maravilhosa. É uma experiência nova e estamos na torcida para que dê certo”, afirmou.

O projeto segue em experiência no Campeonato Carioca, mas a expectativa é de que ele se estendida para o Campeonato Brasileiro. A torcida que for eleita a que menos cometeu infração nos jogos, terá voz perante as autoridades. “Será um título simbólico de honra ao mérito. Além disso, essa torcida passará a entrar em debates com as autoridades, que decidem algumas determinações nos jogos. Vamos dar ouvidos a essa torcida, pois é sempre bom ouvir quem vai aos jogos para assistir ao espetáculo e não para brigar”, concluiu Vanderler.

Fonte: Site Justiça Desportiva

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 09:26 - Mancini, sobre clássico: 'É um jogo que vale a pena ganhar'
Próxima: 10:36 - Jovem volante Maicon Silva assinou contrato profissional por 3 anos