|
NETVASCO - 17/01/2010 - DOM - 23:04 - Natação: Jaqueline Melo superou surdez para ser campeã pelo VascoPor causa de uma meningite, que contraiu com apenas um mês de vida, Jaqueline de Oliveira Melo, moradora de Santa Elias, em Mesquita, perdeu completamente a audição. A surdez foi diagnosticada quando ela tinha 1 ano e 8 meses e marcou o início de uma batalha para se tornar campeã na vida. Sua luta também a levou a ser uma vencedora na natação.
A atleta, hoje com 21 anos, começou a nadar aos 7, por orientação médica. A menina havia desenvolvido uma espécie de síndrome: não suportava o contato físico com adultos e crianças.
— Eu a matriculei na natação só para que pudesse se socializar. Mas os professores logo disseram que ela tinha um talento nato — lembra a mãe de Jaqueline, Sandra de Oliveira Melo.
Jaqueline é atleta do Vasco e coleciona medalhas, entre elas uma de ouro no Jogos Abertos do Interior de 2009 e uma de prata no Campeonato Estadual de Natação Júnior-Verão de 2008. Suas especialidades são o nado livre e o borboleta.
A jovem — que tem dificuldades para falar — sempre participou de campeonatos para atletas sem deficiência. Por não poder ouvir o apito dos juízes, ela queimou a largada algumas vezes no início da carreira.
— Hoje, todos os árbitros a conhecem e levantam uma mão para sinalizar o início das provas — diz a mãe sob o olhar atento da filha, que confirma com um sorriso.
A nadadora do Vasco Jaqueline Melo com suas medalhas ao fundo
Jaqueline mostra sua coleção de medalhas e troféus
Jaqueline durante prova do estilo livre
Fonte: O Globo/Extra - Baixada índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 21:49 - Empresa produz cruz de malta para ser colocada no cinto de segurança Próxima: 00:25 - Colunista relembra título do Vasco na Taça Guanabara de 1976 |
|