Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 14/01/2010 - QUI - 19:40 - HÁ 70 ANOS O VASCO CONQUISTAVA UM TÍTULO HISTÓRICO


HÁ 70 ANOS O VASCO DA GAMA CONQUISTAVA O 1º TORNEIO INTERNACIONAL ENTRE CLUBES DISPUTADO NO BRASIL - O TORNEIO LUIZ ARANHA


Qualquer torcedor cruzmaltino sabe que o Vasco foi o primeiro clube ou selecionado brasileiro a conquistar uma competição internacional, o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões disputado no Chile em 1948.

O que talvez poucos vascaínos tenham conhecimento é de que oito anos antes dessa gloriosa conquista, ou seja, em 1940, pela primeira vez foi organizado em solo brasileiro um torneio internacional entre clubes. Foi o Torneio Luiz Aranha, realizado no dia 14 de janeiro em São Januário, o maior estádio do país na época. E o campeão foi o... Vasco!

Portanto, o Gigante da Colina não foi só o primeiro clube brasileiro a conquistar um torneio no exterior; foi também o primeiro a vencer uma competição internacional. Mais um pioneirismo vascaíno que, 70 anos depois, a NETVASCO resgata e não deixa que se perca no tempo.


QUEM FOI LUIZ ARANHA

Luiz Aranha presidiu a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF, entre 1936 e 1943. Tinha sua vida desportiva ligada ao Botafogo, mas era irmão de Cyro Aranha, que viria a presidir o Vasco de 1942 a 1944, de 1946 a 1948 e de 1952 a 1954. Também era irmão de Oswaldo Aranha, uma das figuras mais destacadas da República durante os governos de Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954), tendo ocupado os cargos de ministro da Justiça, da Fazenda e das Relações Exteriores.


CLUBES PARTICIPANTES

O Torneio Luiz Aranha contou com três equipes do Rio de Janeiro, futebol mais forte do Brasil (o Rio era bicampeão do antigo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais), e duas da Argentina, maior potência futebolística da América do Sul na época:

Vasco da Gama - 6º colocado no Campeonato Carioca de 1939
Flamengo - campeão carioca de 1939
Botafogo - vice-campeão carioca de 1939
Independiente - bicampeão argentino 1938/1939
San Lorenzo - 5º colocado no Campeonato Argentino de 1939

Os times argentinos já estavam no Rio de Janeiro fazendo amistosos desde o fim do ano anterior e obtendo resultados que, na maioria das vezes, mostravam sua superioridade:

San Lorenzo 5 x 1 Botafogo
Independiente 8 x 1 Botafogo
San Lorenzo 1 x 0 Vasco
Vasco 5 x 2 Independiente
Independiente 4 x 3 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Independiente
San Lorenzo 1 x 0 Flamengo
Combinado Independiente-San Lorenzo 6 x 1 Combinado Vasco-Flamengo-Botafogo


SISTEMA DE DISPUTA

A competição foi disputada como um "torneio relâmpago", em um único dia, com jogos de 20 minutos (2 tempos de 10) até as semifinais e de 30 minutos (2 tempos de 15) na final. Caso alguma partida terminasse empatada, havia uma prorrogação de 10 minutos (2 tempos de 5). Se houvesse nova igualdade, o time que tivesse conquistado o maior número de escanteios avançava na competição. Em último caso, um sorteio definia o time vencedor.

Esse sistema de disputa, que pode parecer estranho para os padrões atuais, seguia fielmente o modelo dos "Torneios Início", muito populares do início do século XX até a década de 1960. A propósito, foi somente em 1948 que a "disputa de pênaltis" (na verdade, disputa de tiros livres da marca penal) passou a ser adotada como critério de desempate em competições do gênero em substituição ao número de escanteios.

Tratava-se, portanto, do primeiro torneio internacional interclubes disputado em solo nacional. Até então as competições internacionais eram apenas entre países (o Brasil já havia sediado duas delas, os Campeonatos Sul-Americanos de 1919 e 1922) ou então se resumiam a um único jogo entre dois clubes, em que o vencedor ganhava um troféu.


TABELA

A tabela era simples. Três semifinalistas já estavam definidos: o Vasco, dono da casa, o Flamengo, campeão carioca, e o Indepediente, bicampeão argentino. Botafogo e San Lorenzo brigariam pela quarta vaga.

1ª Fase:
Jogo 1 - Botafogo x San Lorenzo

Semifinais:
Jogo 2 - Vasco x Independiente
Jogo 3 - Flamengo x Vencedor do Jogo 1

Final:
Jogo 4 - Vencedor do Jogo 2 x Vencedor do Jogo 3


RESULTADOS

O torneio foi disputado num domingo de muito calor no Rio de Janeiro. Cerca de 10 mil espectadores compareceram a São Januário, proporcionando uma renda superior a 24 contos de réis (a moeda da época era o mil-réis, que só seria substituída pelo cruzeiro em 1942).

A programação se iniciou às 15h30min com uma preliminar de juvenis (nome dado à época à categoria hoje chamada de juniores) entre Botafogo e Flamengo, que terminou com a vitória alvinegra por 4 a 2.

Em seguida, Botafogo e San Lorenzo abriram o Torneio Luiz Aranha. O tempo normal terminou 0 a 0, situação que persistiu após a prorrogação. Como nenhum time havia cedido escanteio, um sorteio se fez necessário para apontar o vencedor. E o San Lorenzo ganhou, classificando-se para enfrentar o Flamengo na semifinal.

Na primeira partida semifinal, o Vasco enfrentou o bicampeão argentino Independiente e saiu vencedor por 1 a 0, gol marcado por Orlando Fantoni logo aos 3 minutos do primeiro tempo. Curiosamente, Fantoni seria, quase 40 anos mais tarde, técnico do clube e levaria o Gigante da Colina ao título estadual de 1977.

A outra semifinal reuniu Flamengo e San Lorenzo. O tempo normal terminou em empate sem gols. Na prorrogação, o San Lorenzo conquistou um escanteio e despachou o clube da Gávea da competição.


FINAL

Após quinze minutos de intervalo (afinal o time argentino acabara de atuar), Vasco e San Lorenzo iniciam a decisão em dois tempos de 30 minutos. A luta é intensa. Os cruzmaltinos Zarzur, Argemiro e Florindo e os portenhos Morales e Farias cedem escanteios, mas no tempo normal isso não importa. No fim, o marcador permanece inalterado. Na prorrogação, o Vasco parte pra cima do inimigo querendo a taça. E, depois de jogada inteligente de Orlando Rosa Pinto, tio do jovem Jair Rosa Pinto (que já despontava no Madureira e logo viria para o Vasco fazer parte do Expresso da Vitória), Zubieta cede, já no segundo tempo, o córner que decreta o título do Vasco. Era a primeira conquista de um clube brasileiro numa competição internacional.


FICHAS TÉCNICAS

SEMIFINAL

Vasco 1 x 0 Independiente-ARG

Árbitro: Eduardo Fortes (ARG)

Gol: Orlando Fantoni 3'/1ºT.

Vasco: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga, Nino e Orlando.

Independiente-ARG: Bello, Languinetti e Lecea; Fuentes, Leguizamón e Martinez; Villarino, Coll, Erico, Sastre e Zorrilla.

FINAL

Vasco 0 x 0 San Lorenzo-ARG

(Prorrogação: Vasco 1 x 0 em escanteios)

Árbitro: Mario Vianna

Gols: -

Vasco: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga (Luna, no tempo normal), Nino e Orlando.

San Lorenzo-ARG: Herrera, Terzolo e González; Zubieta, Farias e Morales; Fattone, Ballesteros, Langara, Botini e Nunes.


ELENCO




GALERIA



Time do Vasco campeão do Torneio Luiz Aranha 1940: Nascimento, Jaú, Villadoniga, Florindo, Figliola, Fantoni, Zarzur, Argemiro, Nino (parcialmente encoberto), Lindo (parcialmente encoberto) e Orlando.



CRÉDITOS

Pesquisa, Texto, Tabela e Fichas: Alexandre Mesquita
Texto, Revisão e Formatação: NETVASCO
Foto: Alexandre Mesquita/Reprodução Jornal A Noite

Agradecimento a Eduardo Maganha.

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 19:30 - Família de Philippe Coutinho já faz aulas de italiano
Próxima: 19:44 - Radialista Edson Mauro visita Vasco Camp e 'narra' gol de Dinamite