A diretoria do Vasco recebeu com ironia o estudo feito pela Crowe Horwarth RCS e divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo. O vice-presidente de marketing do Vasco, Fabio Fernandes, foi uma das vozes que refutaram mais veementemente o resultado da avaliação dos clubes brasileiros feita pela empresa:
- A Crowe Horwarth RCS mostrou que não conhece o futebol brasileiro, o que não chega a ser um privilégio dela já que ninguém no futebol brasileiro conhecia a Crowe Howarth RCS antes da publicação desse suposto estudo, disse o publicitário.
Para ele, ninguém que avalia o Vasco desconsiderando seus ativos fixos e a força da sua torcida, terceira maior do país, pode ser levado a sério.
- O Vasco é um dos pouquíssimos clubes realmente nacionais no Brasil. Tem 16,5 milhões de torcedores, um estádio emblemático e histórico, o passado mais rico entre todos os clubes brasileiros, é quatro vezes campeão Brasileiro, três vezes campeão das Américas, formador de alguns dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos. Tudo que leva a marca Vasco vende o que se produz e o que não se consegue produzir, e alguém vem nos dizer que essa marca vale 1/5 do que vale o Corinthians, só para ficar em um exemplo?
O vice-presidente conclui dizendo que não sabe ao certo as razões de "tamanha distorção num estudo que se pretende sério", mas não descarta que a ascensão e o ressurgimento do Vasco no ano de 2009 "mostrando uma força que poucos conseguiram na história" esteja na origem de tudo.
- A história do Vasco foi sempre essa. Todas as vezes que ele mostra sua força descomunal o sistema busca diminuí-lo. Foi assim quando quiseram que dispensássemos os negros e operários de nosso time. Foi assim quando nos obrigaram a construir nosso próprio estádio. O final da história também todos sabem. Sempre que nos confrontam saímos exponencialmente maiores. Não será diferente desta vez.
Fonte: Site oficial do Vasco
Nota da NETVASCO: Matéria original .