Após perder o jogo de ida por 2 a 1 em São Januário, o time de juniores do Vasco se recuperou e venceu o Madureira por 3 a 1 na manhã deste sábado (28/11), em Conselheiro Galvão, e se sagrou campeão do Torneio Octavio Pinto Guimarães, também conhecido como OPG. Desde 1998 o Vasco não conquistava a competição. O Gigante da Colina se iguala, assim, ao Flamengo como maior campeão do OPG com 6 títulos cada.
Fonte: NETVASCO
Vasco Campeão do Torneio OPG
Sáb, 28 de Novembro de 2009
MADUREIRA 1X3 VASCO
10:00h Conselheiro Galvão
Gols: Lipe (2) e Renato Agusto
Escalação: Lucas Covolan; Máx, Fábio, William Carlos e Ari; Renato Augusto, Rômulo (Dico), Luan (Maicon Silva) , Jonathan e Maicon Assis (Allan Miguel); Lipe. Técnico: Gaúcho. Coordenador: Jair Bragança. Banco: Gotti e Willen.
Infelizmente perdi o primeiro tempo todo onde o Vasco abriu o placar através de Lipe cobrando pênalti e ampliou com o mesmo Lipe desta vez cobrando falta. A essa altura o Vasco estava se classificando mas no fim do primeiro tempo o Madureira conseguiu marcar um gol que levaria a decisão para os pênaltis.
No segundo tempo já encontrei um Vasco disposto a decidir o jogo no tempo normal, jogando o tempo todo no campo do Madureira e levando sempre muito perigo. O meio de campo muito firme com Renato Augusto, Luan e Rômulo, deixando Maicon Assis e Jonathan com liberdade para se aproximar do artilheiro Lipe.
Todos os jogadores jogando com muita disposição o que deixava a torcida acessa e participante. Enquanto a social do Madureira parecia calada, os Vascaínos mostravam-se confiantes. Nisso ajudou em muito a presença da GDA com integrantes da Baixada que se fizeram presentes e cantaram o tempo todo como de costume, fazendo uma linda festa.
Como foi certa tradição durante todo o OPG, a arbitragem teve papel decisivo, o Meia Atacante Vascaíno Jonathan com a bola dominada no campo do Madureira sendo seguro escandolosamente pela camisa e pelo braço ante a passividade do árbitro, ao tentar se livrar foi expulso.
Mas o Vasco não se encolheu. Mesmo com um a menos continuou em busca do resultado e o Madureira pouco ameaçava pois o sistema defensivo Vascaíno funcionava muito bem. Fábio entrou bem no lugar de Wesley suspenso e William Carlos sempre mostrando tranquilidade, deixavam pouco passar para o Goleiro lucas Covolan.
Somente aos 40' o Madureira teve um jogador expulso pelo segundo amarelo, não por isso, mas no ataque seguinte do Vasco, após boa troca de bolas entre Lipe e Maicon, a bola sobrou mais atrás na intermediária para Renato Augusto que ajeitou e mando um balaço na gaveta esquerta. Golaço e o resultado da classificação.
Mal foi dada a saída e o Vasco teve outro jogador expulso, desta vez Máx pelo segundo amarelo. Novamente com menos um e agora tendo que segurar o ímpeto do time do Madureira, o time foi muito pressionado e teve algumas faltas próximas a sua área. Uma delas bateu na trave do Goleiro Lucas.
Não satisfeito, o árbitro ainda expulsou de forma direta mais um Vascaíno, desta vez Allan Miguel que acabara de entrar para recompor a defesa, quando este na ânsia de isolar a bola furou a jogada sem atingir o adversário. Mesmo assim o árbitro entendeu que era jogada para expulsão e o Vasco terminou a partida com menos 2 e com o árbitro indo até os 51 minutos.
Apitado o fim da partida, enquanto os Vascaínos comemoravam, o árbitro era surrado pelos jogadores e comissão técnica do Madureira que queriam a marcação de um pênalti no último minuto dos acréscimos.
Fonte: Blog de Base
Juniores vencem o Madureira por 3x1 e conquistam a OPG
Na manhã deste sábado (28/11), os vascaínos da categoria Juniores derrotaram a equipe do Madureira por 3x1 e conquistaram o título da Taça OPG. Os gols cruzmaltinos foram marcados por Lipe (2) e Renato Augusto.
O jogo
Com a derrota por 2x1 em São Januário no primeiro confronto da final, o Vasco era obrigado a partir para cima fora de casa. Quando muitos pensaram que seria difícil para o Vasco vencer na casa do adversário, o treinador Gaúcho acreditou e preparou sua equipe. Assim, os guerreiros foram em busca do resultado durante toda a decisão.
Aos 10", Maicon Assis tentou dar um passe para Lipe dentro da área, mas a zaga afastou o perigo. O Madureira conseguiu chegar com perigo apenas aos 18" em uma cobrança de fata frontal ao goleiro Covolan, mas o chute foi sem direção ao gol. O Gigante da Colina pressionava o tempo inteiro e o primeiro gol aconteceu aos 23’. Jonathan sofreu falta, Max e Lipe foram para a bola. Max enganou e quem cobrou foi Lipe, que mandou no ângulo. Vasco: 1x0 Madureira.
Aos 27", mais uma grande jogada cruzmaltina. Maicon Assis deixou Lipe na cara do gol, o atacante foi derrubado e o árbitro assinalou pênalti para o Vasco. O próprio Lipe cobrou e com direito a paradinha, colocou sua equipe com as mãos na Taça. Vasco: 2x0. Aos 31" foi a vez do Madureira balançar as redes. Em cobrança de escanteio, o atacante suburbano mandou de cabeça e diminuiu, deixando a decisão empatada. Vasco: 2x1 Madureira. A última chance da etapa inicial veio dos visitantes. Max tocou para Jonathan que se livrou de marcação e bateu cruzado, mas ninguém chegou a tempo de empurrar para as redes.
A melhor oportunidade da etapa complementar veio do Tricolor Suburbano. Aos 3", o atacante adversário ficou sozinho na cara do gol, mas se atrapalhou e com isso o zagueirão Fábio chegou a tempo de afastar o perigo. Em resposta, Ari chutou com força pelo seu lado esquerdo e quase marcou um golaço. O goleiro do Madureira teve que se esticar todo, conseguindo mandar para escanteio com as pontas dos dedos. Na cobrança vascaína, Romulo quase marcou.
Aos 20", o atacante Jonathan fez boa jogada pela direita, driblando os adversários e como o defensor não conseguiu tirar a bola dos seus pés, apelou para a falta. O adversário empurrou o cruzmaltino, que caiu e foi expulso da partida mesmo sem reagir a agressão sofrida. Mesmo com um homem a menos, o Vascão continuou pressionando e aos 30 minutos conseguiu tirar um jogador do Madureira de campo. Romulo sofreu falta dura e o adversário foi expulso.
Aos 37" saiu o gol do título do gigante da Colina. De fora da área, o volante Renato Augusto fuzilou e mandou na gaveta. Um lindo e merecido gol para Renato Augusto que vinha fazendo um grande campeonato. Vasco: 3x1.
Faltavam poucos minutos para acabar o jogo, mas a partida continuava dramática. Aos 39", o time de São Januário teve mais um homem expulso das quatro linhas. Em cobrança marcada erradamente para o Madureira, Max se desentendeu com o árbitro e levou seu segundo cartão amarelo. Na cobrança de falta, o meia do Madureira conseguiu acertar o travessão. Um susto para os vascaínos que contavam os segundos para o término da decisão. Finalizado o 2° tempo, o árbitro deu mais seis minutos de acréscimo e o Madureira continuava insistindo. O zagueiro Allan Miguel foi expulso pelo lado do Gigante da Colina, mas os guerreiros conseguiram a vitória. Depois de oito anos sem vencer a Taça OPG, o Vasco volta a levantar o caneco.
Comandados pelo técnico Gaúcho, os campeões atuaram na decisão com: 1-Lucas Covolan, 2-Max, 3-Fábio, 4-Willian e 6-Ari; 5-Renato Augusto, 7-Romulo (17-Dico), 8-Luan (15-Maicon Silva) e 10-Maicon Assis (14-Allan Miguel); 9-Lipe e 11-Jonathan.
Campanha:
Turno
26/09 - Vasco 2 x 0 Fênix - Vasco Barra
30/09 - Friburguense 1 x 4 Vasco - Friburgo
04/10 - Vasco 4 x 0 Duque de Caxias - São Januário
07/10 - Bonsucesso 1 x 2 Vasco da Gama - Bonsucesso
10/10 - Profute 0 x 2 Vasco - Alzirão
Returno
18/10 - Fênix 0 x 6 Vasco - Barbará
21/10 - Vasco 5 x 1 Friburguense - Vasco Barra
25/10 - Duque de Caxias 1 x 0 Vasco - Caxias
28/10 - Vasco 0 x 2 Bonsucesso - Vasco Barra
01/11 - Vasco 2 x 2 Profute - São Januário
Quartas-de-final
07/11 - Tigres do Brasil 0 x 2 Vasco - Xerém
11/11 - Vasco 1 x 1 Tigres - São Januário
Semifinal
15/11 - Bonsucesso 1 x 1 Vasco - Bonsucesso
18/11 - Vasco (6) 2 x 2 (5) Bonsucesso - São Januário
Final
21/11 - Vasco 1 x 2 Madureira - São Januário
28/11 - Madureira 1 x 3 Vasco - Aniceto Moscoso
16J, 9V, 4E, 3D, 37GP, 15GC, Saldo +22
Fonte: Site oficial do Vasco
Em jogo dramático, Tricolor é derrotado por 3 a 1 para o Vasco em Conselheiro Galvão
Na manhã deste sábado, o Madureira enfrentou o Vasco em seu estádio, o Aniceto Moscoso, no jogo de volta da final do Torneio Otávio Pinto Guimarães, de Juniores. No primeiro jogo, em São Januário, o Tricolor Suburbano havia vencido por 2 a 1. Por isso, poderia até empatar a partida. No entanto, o resultado acabou sendo favorável aos visitantes, que, mesmo com dois jogadores expulsos, contra um do Madureira, venceram por 3 a 1 com um no final da partida e conquistaram o título.
O gol do Madureira foi feito por Allan.
Fonte: Site oficial do Madureira
Campeões
1981 - Vasco
1982 - Vasco
1983 - Flamengo
1984 - Flamengo
1985 - Flamengo
1986 - Campo Grande
1987 - não foi disputado
1988 - não foi disputado
1989 - não foi disputado
1990 - não foi disputado
1991 - não foi disputado
1992 - não foi disputado
1993 - Flamengo
1994 - não foi disputado
1995 - Vasco
1996 - Portuguesa
1997 - Vasco e Botafogo
1998 - Vasco
1999 - Fluminense
2000 - CFZ do Rio
2001 - Olaria
2002 - não foi disputado
2003 - Bangu
2004 - Cabofriense
2005 - Olaria
2006 - Flamengo
2007 - Flamengo
2008 - Fluminense
2009 - Vasco
Fonte: Wikipédia
Maiores campeões
Vasco - 6
Flamengo - 6
Botafogo - 2
Fluminense - 2
Bangu - 1
Cabofriense - 1
CFZ do Rio - 1
Olaria - 1
Portuguesa - 1
Fonte: NETVASCO
Galeria