|
NETVASCO - 19/11/2009 - QUI - 09:58 - Renê relembra jogo histórico em que Pelé marcou seu milésimo gol Há 40 anos, quando o arbitro pernambucano Manoel Amaro de Lima assinalou pênalti de Fernando em Pelé, aos 32 minutos da segunda etapa de Vasco x Santos, no Maracanã, a primeira reação do zagueiro Renê, que atuava na equipe carioca, foi amaldiçoar aquele momento.
Com 999 gols na carreira, Pelé tinha a chance que precisava para chegar ao inédito milésimo gol. Renê, com 21 anos na época, acabara de chegar ao Vasco, vindo do Bonsucesso. Ele acreditava que sua carreira ficaria marcada negativamente por ter participado, como perdedor, do jogo do milésimo gol do Rei do Futebol.
— Hoje, vejo que estava errado. Tenho orgulho de ter participado de uns dos momentos mais marcantes do futebol mundial — lembrou ontem Renê, 61 anos, na véspera do quadragésimo aniversário do milésimo gol de Pelé, que encerrou a carreira com 1.284 gols.
Além, do zagueiro, o goleiro argentino Andrada e todos os jogadores daquele time pensaram o mesmo na hora. Andrada chegou a dizer que Pelé merecia todas as homenagens, mas que não era justo que ele ficasse marcado como o goleiro que levara o milésimo gol.
— Não tínhamos a dimensão do que aquilo representaria na história do futebol. Naquele dia, minha única preocupação era parar o Pelé. Estava dando conta do recado, mas teve um lance que eu fiquei tão preocupado com ele que nem vi a bola batendo na minha cabeça e entrando no nosso gol — disse.
Quem sabia exatamente o que representava o milésimo gol era o ex-árbitro Arnaldo César Coelho. Ele apitou o jogo anterior a Vasco x Santos. Três dias antes na Fonte Nova, o Santos enfrentou o Bahia x Santos.
Arnaldo chegou a ter o gostinho de se sentir o árbitro do milésimo gol do Rei. No segundo tempo, Pelé driblou o goleiro e tocou para o gol vazio. Já saía para comemorar quando o zagueiro Nilo salvou o gol em cima da linha. E foi vaiado pela torcida.
— Estava tudo preparado para festa. Quando Pelé tocou para o gol, quase que saí comemorando com ele. Queria muito ter feito parte do milésimo gol — afirmou Arnaldo, que depois disso se tornou o primeiro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo, em 1982.
Fonte: O Globo
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 09:49 - HÁ 40 ANOS, PELÉ MARCAVA, CONTRA O VASCO, SEU 1000º GOL Próxima: 09:58 - Com gol de Guilherme, Seleção Sub-15 empata por 1 a 1 com o Equador |
|